Como se livrar de dívidas desnecessárias? – 6 Dicas simples

Pessoas são bombardeadas por notícias ruins todos os dias. Estão presenciando um verdadeiro caos moral, espiritual, sentimental profissional e ambiental.

Mas há um outro tipo de caos. É o caos econômico. O mercado de ações se desvaloriza, a bolsa de valores despenca, o país entra em recessão, a inflação ameaça a renda familiar,  e tantas outras situações que podem tirar o equilíbrio emocional das pessoas. São relâmpagos que caem do céu anunciando uma forte tempestade. 

Manter o ponto de equilíbrio, olhar para a tempestade, saber se proteger dela por procurar um abrigo, e ainda manter a calma é fundamental para sobreviver.

Por mais que haja planejamento, circunstâncias inesperadas poderão ocorrer, mas não se deve permitir que a mesma tempestade financeira fique ainda maior e mais perigosa se há meios de evitá-la. O número de pessoas inadimplentes aumentou drasticamente. A tomada de empréstimos que não são honrados fez com que Bancos reavaliassem as suas carteiras de empréstimos, aumentando os juros, e dificultando novas linhas de crédito.

O país parou. Empregos minguaram. E o cenário econômico é preocupante. Mas como nadar contra toda esta maré?

1 – Faça uma análise seria e honesta consigo mesmo:

Pergunte-se: Seria o momento certo para entrar em um parcelamento de cartão de crédito? Este bem ou serviço adquirido vai me ser útil? Necessário neste momento? Ou será apenas para uma determinada época?

E caso opte pela compra, pergunte-se: As parcelas cabem no bolso, mas, quanto que eu posso economizar no final se eu comprar à vista?

2 – Olhe para o futuro:

Esta TV custa R$ 3.200,00 Reais. Após a Copa do Mundo, provavelmente ficará parada na loja. Para limpar os estoques, os lojistas farão descontos. Comprar esta TV após esta época será um melhor negócio.

3 – Faça comparações:

É o momento certo para viajar ou guardar o dinheiro para um eventual revés econômico?  Faço uma festa ou apenas uma recepção com alguns convidados? Reformo o apartamento, ou faço uma pós no exterior? Comparando as circunstâncias e se perguntando quais os benefícios e os custos, não comprará por impulso. 

4 – Faça um check-list

Saiba quais são todas as dívidas do mês, fixas e variáveis. Acrescente situações imprevisíveis, como medicamentos, perda do emprego,  saúde, etc. Relacione todas as despesas por ordem de prioridade. Das mais importantes, às de média importância e às de pouca importância. As menos importantes podem roubar toda a renda de uma família.

São despesas com juros no cartão de crédito, academia, clube, TV por assinatura, pizzas, Fast-Food, churrasco, cerveja, cigarro, chocolates, celular, etc.

5 – Seja criterioso nas análises:

Eu tenho R$ 1.200,00 Reais para comprar determinado produto. Com este mesmo dinheiro, daria para…

Ficar com o dinheiro tempo suficiente para se tomar uma decisão seria a melhor alternativa. Certamente surgirão oportunidades melhores.

O nível de ansiedade vai despencar, fazendo com que se compre racionalmente, sem riscos de comprometer a renda mensal por uma compra motivada por impulso.

6 – Pesquise:

Antes de optar por um produto, pesquisar sobre o mesmo produto em fóruns, saber a opinião de quem já comprou ( por isso a necessidade de não comprar no lançamento ), e descobrir todos os detalhes para não ser enganado na hora de comprar.

Enfim, não há necessidade de se transformar num Mahatma Gandhi, isso é apenas uma fase.

Lembre-se: O objetivo é atravessar a tempestade financeira. Quando a tempestade passar, as coisas poderão melhorar. Enquanto isso não acontece, se mantém o equilíbrio emocional.

Embora este tema pareça simples, é uns dos maiores problemas enfrentados nas famílias. Leve-o em consideração e será mais feliz.

Tissiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s