Identificando boas oportunidades

 

Para uma boa maioria das pessoas, uma tonelada de bananas com 70% de desconto seria um bom negócio.

Mas para estas mesmas pessoas, se estas bananas se estragassem em apenas uma semana, elas deixariam de ser um bom negócio.

Da mesma maneira, a vida oferece todos os dias diversas oportunidades, que quando bem trabalhadas, podem reverter situações de risco em boas oportunidades de negócios.

Identificar onde há boas oportunidades é um desafio. Requer experiencia, uma certa habilidade e muita intuição, ou seja, um faro apurado para determinada oportunidade que surja.

A oportunidade de comprar uma boa quantidade de bananas com um bom desconto surgiu. 

O problema é que elas vão vencer em uma semana. Mercados e varejões não irão comprá-las.

O risco está no fato que elas apodreçam e o prejuízo ser grande.

Ilustrando, é como uma alta e forte muralha. Deve-se tentar escalá-la? Deve-se tentar abrir uma passagem nela, ou, contorná-la?

O objetivo é passar para o outro lado da muralha. Tem equipamento para escalá-la? Tem equipamento para abrir uma passagem?

Caso contrário, precisa-se contorná-la.

Como o tempo é curto, gastar energias sem as ferramentas adequadas, fará com que se perca muito tempo.

E como tomar uma decisão dentro de um curto espaço de tempo é o maior desafio, ter uma boa intuição, a habilidade de identificar boas oportunidades quando estas surgirem, pode resultar em escolhas acertadas. 

Foi justamente isso que o comprador das bananas analisou. Ele compreendeu que não haveria tempo para vender todas as bananas. ( escalar a muralha) Automaticamente não haveria tempo para os clientes consumirem todas as bananas. (atacar a muralha).

Mas ele contornou a muralha quando pegou todas as bananas e descascou todas elas, contando com a ajuda da família. Pegou as cascas e às separou. Pegou as bananas e moeu todas elas fazendo uma pasta de banana. Processou esta pasta de banana, e desta mistura fez doce de banana, bala de banana, geleia de banana,  sorvete de banana, xarope de banana, licor de banana e outros produtos usando a banana como matéria prima.

Das cascas ele aproveitou as fibras, fez farinha. De todos os produtos feitos de banana, a vida útil da banana ficou de seis meses até dois anos.

A vida contém oportunidades de negócios, basta ter para isso a percepção correta para determinado negócio.

Analisar cada detalhe pode fazer toda a diferença.

Saiba transformar oportunidades em negócios.

Pode-se estender esse assunto para outros campos, por exemplo, o que fazer caso receba uma bolsa de estudos integral para estudar numa faculdade que não é listada no ranking das melhores universidades? Seria um benefício ou um risco?

O que fazer caso receba uma proposta de trabalho com um bom salário mensal e comissão, para trabalhar  numa empresa com poucos clientes em carteira, e recém formada? Seria um benefício ou um risco?

O que fazer caso o cliente peça para intermediá-lo na compra de outros produtos que não fazem parte de seu portfólio? Seria um benefício ou um risco?

Toda circunstância, seja ela profissional ou pessoal, exige-se uma habilidade, experiência, intuição, criatividade e faro para identificar boas oportunidades.

Leandro Tissiano

Publicidade gratuita na internet dá resultado?

Índice de assuntos gerais deste Blog

cropped-logo-psfm-wordpress1.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s