Preciso de mais tempo ou de mais planejamento?

proseudiaficarmelhorfundo041 proseudiaficarmelhorfundo040 proseudiaficarmelhorfundo039

Objetivo deste texto: Auto ajuda, autoestima, fazendo a diferença

Um pai conversa com o seu filho:

Filho, se você pudesse viver para sempre, o que você faria?

Ah papai, eu teria todo o tempo do mundo para conhecer outros lugares, estudar diversos idiomas, aprender sobre diversas carreiras, estudar e praticar musica em diferentes instrumentos, me dedicar à várias causas, sei lá, fazer milhões de amigos, conhecer milhões de pessoas, viajaria o mundo, me enriqueceria, compraria tudo o que eu quisesse e não me preocuparia com mais nada porque tudo estaria dentro de minhas possibilidades, afinal papai, eu teria todo o tempo do mundo.

Filho é justamente esse o problema, nós teríamos todo o tempo do mundo, e sabe o que faríamos na realidade? Absolutamente nada.

Mas por que papai?

Filho, a primeira coisa que nos vem a cabeça quando estamos com tempo de sobra é protelar, postergar ou procrastinar.

Observe como o ser humano, na sua grande maioria deixa tudo para o final, para o último dia, quando não há mais tempo suficiente.

Pense que você esteja aprendendo sobre física quântica, ecologia e biologia molecular, nada fácil, não é mesmo? Imagino que você diria que essas matérias são muito chatas, mas como você tem todo o tempo do mundo, não haveria nenhum problema ir se divertir e aprender sobre isso em outra ocasião.

Com o tempo coisas simples como cuidar do quarto, estudar para uma prova, limpar o quintal, reformar algo danificado, conseguir passar num concurso, frequentar uma academia, ou simplesmente acordar cedo, seriam tarefas bem difíceis.

O sedentarismo, a preguiça, o sono e o desânimo dominariam você.

Quando pensamos que temos todo o tempo do mundo para sabermos todas as coisas, nunca sabemos o suficiente, porque nunca nos aprofundamos em absolutamente nada. Apenas arranhamos a superfície do iceberg. Nos tornamos analfabetos morais e culturais.

Nunca terminamos o que começamos. Nunca pegamos firmes. Nunca abraçamos de verdade uma causa. Nunca aprendemos plenamente uma profissão.

Termos todo o tempo do mundo na realidade nos torna escravos dos sonhos, do que nunca podemos de fato alcançar, de algo que não temos nem a noção de quando irá ocorrer. Com isso os anos se passam.

Quando você notar isso, já será um homem barbado e nem um pouco realizado.

Por isso é fundamental que exista um tempo determinado de vida para nós seres humanos, pois o tempo nos disciplina, nos faz acordar cedo todos os dias e vivermos como se fosse o último dia.

O tempo nos faz perceber a alegria dos bons momentos de um fim de semana após uma semana corrida.

Que bom meu filho que temos pouco tempo, porque com isso estudamos com mais sabedoria as escolhas que fazemos.

Com pouco tempo sabiamente nos concentramos nas coisas mais importantes e aprendemos profundamente sobre algo que tanto gostamos, seja isso um ofício, uma profissão ou uma causa.

O tempo nos lembra que cada segundo é importante em nossas vidas, por isso nós não devemos desperdiçá-los com coisas fúteis ou desnecessárias.

O tempo nos faz dirigir com mais consciência a nossa vida, pois se a perdermos, não haverá mais nenhum tempo para passarmos com quem amamos.

O pouco tempo que temos nos deixa mais focados e atentos pois não nos distraímos com falsas promessas, nem acabamos vítimas de nossos próprios sonhos que nunca se realizam.

Por isso meu querido filho, viva intensamente. Estude, cresça e seja uma pessoa responsável para nunca depender do favor de outras pessoas.

Ame todas as suas escolhas para que as faça bem.

O tempo voa, mas isso é bom porque se ele voa significa que podemos voar também.

Sendo assim, não desperdice o seu tempo.

Precisamos amar o tempo que temos. O tempo é maravilhoso. Só aprendemos com ele.

Viver eternamente seria maravilhoso mas ao mesmo tempo muito perigoso.

Se você tivesse uma única garrafa com água e estivesse em um deserto sabendo que ainda faltavam dezenas de quilômetros até o próximo poço com água, estaria tão certo da existência desse poço à frente que desperdiçaria a sua única água jogando-a na areia?

Os insensatos fariam isso e morreriam.

Os sábios guardariam a água porque saberiam que estariam correndo o risco de chegar lá e não existir nenhuma água, ou mesmo existindo a possibilidade de haver água, o poço poderia estar muito mais longe do que imaginavam.

Assim meu filho, não protele nada. Não postergue ou procrastine nada do que precisa ser feito.

Passado é passado, futuro não vimos acontecer ainda. O que temos é o presente. Viva o seu presente pois esta é a única certeza que temos.

Leandro Tissiano

proseudiaficarmelhorfundo039 proseudiaficarmelhorfundo040 proseudiaficarmelhorfundo041

 

BOTÃO DE AÇÃO PSDFM 0003    BOTÃO DE AÇÃO PSDFM 0001

A boa relação entre o casal aumenta o desempenho profissional

Índice de assuntos gerais deste Blog

LOGO PSDFM VOLTAR

5 Replies to “Preciso de mais tempo ou de mais planejamento?”

  1. Oi… Também penso assim… Aproveitar o melhor que podemos… o nosso tempo é o agora! Nāo deixo nada pra depois, faço hj. Nunca vou ser da turma do “se”… Gostei do post.abs

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s