Invista em Publicidade e Propaganda durante a crise

INOVAR PRO SEU DIA FICAR MELHOR

Nunca faça essa pergunta para a pessoa errada

Se esta pergunta fosse feita para o Diretor Financeiro de uma empresa, a sua principal reação seria: “_Quanto isso vai me custar? Quanto isso vai comprometer das contas de minha empresa?”

Pergunte a pessoa certa

Se esta pergunta fosse feita para um bom Diretor de Marketing seria uma outra reação: “_Quanto precisamos investir nesse projeto? Quais serão as possibilidades de retorno positivo para a minha empresa? O que eu preciso fazer para convencer os donos ou acionistas de minha empresa?”

Informe o que cada responsável precisa saber

Para o Diretor Financeiro é necessário provar que a publicidade manterá a empresa viva, o que não ocorrerá se ela sumir do mercado por não anunciar caso deixe de trabalhar com publicidade. É importante deixar claro que publicidade não é um gasto desnecessário que seria melhor aproveitado em outras ações.

Não posso anunciar em todos os veículos

Alguns aprovam pequenas ações de divulgação, mas quando uma campanha só foca em um veículo, é óbvio que não terá um retorno apropriado. Aí sim seria um gasto desnecessário. As ações de publicidade precisam fechar o cerco, desde aquelas que são criadas para Outdoor, outras para Busdoor, Redes Sociais, Revistas, Rádio, TV, Jornal, YouTube e outros veículos.

Imagine que uma empresa tenha um determinado valor para investir em publicidade. Ela vai e investe todo o dinheiro em apenas um veículo, por exemplo, Google AdWords. Embora seja um bom investimento, atinge apenas um determinado público.

Dependendo do produto ou serviço, seria melhor fragmentar esse valor em ações diferentes, e abranger todos os públicos diferentes. Por isso que existe aquele ditado: “Não coloque todos os ovos em uma única cesta.”

Para o Diretor de Marketing, é necessário convencê-lo de que o investimento aplicado no projeto trará mais visibilidade para os negócios, e mais consumo da parte dos clientes da empresa.

Não posso anunciar agora

Deve-se deixar claro que se a empresa perde uma boa oportunidade de divulgação, a concorrência anunciará e ganhará mercado, caso ele não tome uma ação.

Quando a crise passar serão as empresas que mantiveram os seus investimentos em publicidade que estarão na frente, e quem não anunciou ficará gastando mais recursos para tentar recuperar terreno, ou seja, caso tenham segurado dinheiro durante a crise, poderão falir tentando reconquistar a posição de liderança.

O Diretor de Marketing sabe que quando a sua empresa permanece anunciando, os seus clientes reagem com a sensação de que a empresa está atravessando a crise, e está se mantendo no mercado.

Quando a empresa deixa de investir em publicidade os clientes ficam mais receosos e o efeito psicológico neles vai ser que é mesmo uma situação difícil, que eles não podem comprar, e não comprarão, porque a empresa estará afirmando que não quer vender.

Vou dar um exemplo simplório mas objetivo. Imagine que você anuncie a venda de sua casa. Pensando erroneamente em economizar por não colocar em um uma imobiliária (veículo),  faz apenas uma placa (veículo) e fixa no portão da casa.

O seu público será apenas os que passarem na sua rua. Ninguém mais vai saber da venda da sua casa. Ah! Não sei não. Eu coloquei apenas uma placa e apareceram compradores.(Você diz.)

Isso pode acontecer, mas quais foram as ofertas destes compradores? Quantos apareceram? Esse número poderia ter sido maior? As ofertas poderiam ter sido melhores? E os que apareceram eram bons compradores? Essa casa poderia ter sido melhor avaliada?

Quando apenas um determinado tipo de comprador faz as ofertas para você, você passa a achar que precisa vender logo porque caso contrário não venderá mais.

Anunciando numa imobiliária (veículo) o seu público será maior. Se resolver anunciar no jornal de imóveis (veículo), o seu público vai aumentar. Se anunciar em um site de imóveis (veículo), o seu público será outro. Se anunciar nas redes sociais de grupos de compra e venda de imóveis (veículo), crescerá ainda mais, e quanto mais veículos, melhor as suas chances de uma boa venda.

As chances de sua casa ser encontrada aumentarão muito, além das propostas que serão melhores.

Eu mesmo crio e vinculo os meus anúncios

Ótimo, o Diretor de Marketing resolve que anunciará gratuitamente em todos os veículos sem pagar absolutamente nada! Afinal, a ordem é economizar segundo o Diretor Financeiro.

Este que é o problema. Isso não é responsabilidade apenas do Diretor de Marketing. Estes profissionais pensam que podem cortar caminho. Decidem que, como a empresa não aprovou investimentos em publicidade, serão eles que irão atrás de tudo, não terceirizarão nada, pensarão erroneamente que estarão economizando por não terem profissionais qualificados para organizarem as suas campanhas.

Diretor de Marketing que não traz resultados é demitido da empresa

Quando o Diretor de Marketing vai por este caminho e a empresa perceber que não está havendo nenhum resultado satisfatório, ou dentro do esperado, o Diretor Financeiro é que garante a vaga na empresa enquanto você Diretor de Marketing ganha as contas porque não trouxe resultado.

Ou seja, o Diretor de Marketing não pode assegurar a vaga do Diretor Financeiro. Precisa se impor, mostrar que as ações, campanhas em publicidade são necessárias. É preciso sim investir, só assim a empresa vai lucrar.

Análises de Marketing pensadas pelo Diretor Financeiro

“_Para que gastar com arte em uma Agência, se eu posso pagar um preço muito menor com o Zézinho da Gráfica de fundo de quintal?”

“_Para que se preocupar com imagem, redação, linguagem publicitária, análise de mercado se eu posso criar tudo isso? Se eu pipocar no caminho peço ajuda do filho do dono da empresa que sabe fazer isso muito bem. Ele já ganhou até alguns prêmios por desenhar bem quadrinhos!”

“_Para que se preocupar com ações e público alvo se o meu produto é um excelente produto e se vende sozinho?”

Diferenciais entre amadores e profissionais

Se você for por este caminho será um desastre, e mesmo que consiga algum resultado, esse resultado poderia ter sido muito maior, porque bons profissionais que atuam com publicidade pensam diferente das empresas. Eles sabem o que o público das empresas esperam das empresas.

Os bons profissionais de publicidade não fazem qualquer negócio para vender anúncios, não, eles estudam com carinho as necessidades do cliente e não empurram produtos goela abaixo.

Bons profissionais de publicidade são realistas e darão cada passo mantendo os seus clientes cientes de cada ação tomada. Não é um jogo de tentativa e erro.

Infelizmente sabemos que no mercado existem publicitários que não honram a sua profissão, por isso também a necessidade de trabalhar com quem é do meio, possui conhecimento, tradição e pagam impostos.

Sem dúvida você percebeu que em tempos de crise é absolutamente necessário investir em publicidade, é claro, publicidade profissional.

Leandro Tissiano

PRO SEU DIA FICAR MELHOR LOGO MARCA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s