A educação pode salvar o Brasil

Pro seu dia ficar melhor – A educação pode salvar o Brasil

crédito de imagem: glogster

Apenas saber não é o mesmo que fazer

Eu sou completamente apartidário. O que eu defendo é um país justo, livre de corrupção e com a cultura moral sendo mais importante do que a cultura educacional.

Toda vez que eu digo cultura moral, me refiro a educação que não aprendemos na escola, mas a algo mais intenso e profundo que são a nossa índole e o nosso caráter.

A cultura moral é implantada, ou seja, fica enraizada em nós. E quando isso acontece desde pequeno, a cultura moral nos diz o que é anti ético, o que pode ser prejudicial para outras pessoas, ou seja, para a sociedade em que o cidadão está inserido.

As nossas ações dizem mais do que as nossas palavras

A cultura moral não é algo formal, envolve sentimentos, por isso que ela é benevolente em algumas circunstâncias. Como sempre, vou dar um exemplo, desde cedo eu aprendi que só posso atravessar o semáforo quando a luz verde está acessa.

Correto, mas já fiquei parado no semáforo mesmo com a luz verde acessa. Continuei parado porque uma pessoa idosa ainda estava atravessando a faixa de pedestre quando o semáforo abriu.

Na minha cultura educacional eu aprendi que eu poderia passar, mas a minha educação moral me ensinou a ter respeito, educação e ser benevolente com outras pessoas.

Por isso que em nosso país a educação moral precisa ser fortemente trabalhada. Eu aprendi que possuo os meus direitos assegurados, mas também preciso cumprir com as minhas obrigações.

O verdadeiro conhecimento é aquele que traz benefícios à sociedade

Eu posso ser um especialista em finanças, mas driblo a fiscalização da minha empresa. Eu tenho a cultura educacional, mas me falta a cultura moral.

Eu posso ser um excelente pintor, mas uso uma tinta de péssima qualidade e cobro mais caro dos clientes como se a tinta utilizada fosse boa. Para o cliente ele está comprando o melhor serviço, mas para mim eu sei que a tinta não é de boa qualidade, mas que mesmo assim vai durar um tempo suficiente para o cliente não desconfiar. Novamente, me falta a cultura moral.

Talvez alguém se pergunte, mas qual o padrão da cultura moral? É tudo aquilo que você faz para a outra pessoa de uma forma que você também gostaria que fizessem para você.

O contrário disso também é verdadeiro. Por exemplo, eu gostaria de ser enganado? Eu gostaria de ser passado para trás? Gostaria de ser lesado? Então eu não vou fazer algo que eu não gostaria que fizessem comigo.

O mundo não deve ser dos espertinhos

Eu não procuro brechas para levar vantagens sobre outras pessoas. Um dia eu posso ser descoberto e tudo o que eu conquistei posso perder em minutos. Todo o castelo que eu construí pode virar um castelo de cartas, e facilmente desmoronar.

Se políticos fizessem estas análises toda vez que fossem tomar algumas ações, eles pensariam assim: “Estas medidas nos deixariam muito ricos, em pouco tempo, e não são erradas, a lei nos assegura isso. Temos bons advogados (moralmente péssimos advogados). Mas, vamos abandoná-las, porque estas ações embora não sejam erradas, elas são imorais e causam o mal à sociedade a médio e longo prazo.”

A cultura moral abrange eu e você, além dos políticos. A cultura moral não é o mesmo que a cultura educacional.

Simplificando, a cultura educacional nos ensina a ler e escrever. A cultura moral nos faz ser éticos.

Por isso eu sempre me pergunto: “_O que eu faço pode até não ser errado, mas é imoral?”

Leandro Tissiano

PRO SEU DIA FICAR MELHOR LOGO MARCA

8 Replies to “A educação pode salvar o Brasil”

  1. Que blog lindo. Sério. Quanto ao post, realmente tento me perguntar às vezes, mas confesso que se não ficar atento algo pode passar muito fácil tendo em vista que o “jeito” parece ser até elogia em alguns momentos.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s