Como controlar o desperdício em tempos de carência ( 12 ações )

Pro seu dia ficar melhor – Como controlar o desperdício em tempos de carência (12 ações)

dinheiro com asas

Segundo dados do SPC, 57.000.000 (cinquenta e sete milhões), isso mesmo, 57 milhões de brasileiros estão inadimplentes.

Quem nunca passou por isso está de parabéns. Eu já passei por isso algumas vezes, e confesso que é muito chato e desagradável.

Como segurar as pontas quando tudo está ruindo? Esperar o governo e políticos consertarem o país vai demorar mais do que você imagina, então este não é o melhor caminho.

É importante segurar a nossa ansiedade, o consumismo, a nossa vontade de gastar mais do que o necessário e segurarmos as pontas. Isso não é fácil.

Mas é possível? Sim, algumas mudanças são simples de serem feitas e podem trazer alívio nas suas contas do mês.

Que momento do dia você reserva para fazer as suas compras? Sem este planejamento é certo que você gastará mais sem necessidade. Exemplo disso é quando os supermercados colocam na promoção alguns produtos.

Primeiro, consulte outros supermercados antes de ter certeza de que realmente se trata de uma promoção.

Segundo, entre no supermercado e leve apenas os produtos que estavam na promoção e saia rapidamente do estabelecimento. Os supermercados jogam a isca em determinados produtos pois uma vez que você entre no estabelecimento, provavelmente você levará outros produtos que estão fora da promoção. Outro detalhe importante. Confira os itens no momento em que estiver passando no caixa. Existem muitas pegadinhas nas gôndolas, preços promocionais indicando outros produtos que nem estão na prateleira, ou que estão posicionados incorretamente apenas para você ser enganado e pagar mais caro na conta.

Terceiro, sempre vá ao supermercado depois de ter se alimentado o suficiente para saciar a sua fome. Isso diminuirá bastante o seu impulso de comprar produtos desnecessários.

Quarto, vá sozinho(a) ao supermercado. Nunca leve os filhos, a chance de você gastar mais por filho vai ser enorme. Se não houver alternativa converse antes e explique que não pode gastar para que a criança saiba dar valor ao dinheiro.

Quinto, não gosta de requentar a comida? O que você ingere no almoço já não serve para a janta? Então cozinhe a quantidade certa para não sobrar e a comida ir para o lixo.

Sexto, não prepare alimentos que consomem muita energia ou gás de cozinha em sua preparação. Alguns acham que podem economizar mais fazendo em casa, por exemplo, assando pão, bolo, pudim. Esta economia só ocorre de acordo com o tempo e o número de vezes que você prepara estes alimentos. Calcule corretamente porque você talvez esteja gastando mais do que o necessário.

Sétimo, deixe para lavar a roupa em menos dias da semana, talvez um ou no máximo dois, porque a máquina de lavar roupa rende mais quando está em sua capacidade máxima.

Oitavo, menos tempo no banho e a barba sendo feita no lavatório com a torneira fechada.

Nono, aparelhos elétricos e carregadores de celular devem ser desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, porque só assim é que não gastam. Luz vermelha acesa, mesmo com as funções de funcionamento desligadas, está consumindo energia do mesmo jeito, ou você acha que a luz vermelha está acesa por milagre?

Décimo,  dê preferência para a vassoura ao limpar áreas externas. Não utilize com frequência a mangueira. Se na sua casa em determinado horário do dia a água não vem da distribuidora, mantenha o registro geral desligado. Ar na tubulação faz o relógio girar.

Décimo primeiro, assim como os alimentos na promoção, as roupas também precisam ser pechinchadas. Existem roupas bacanas, de qualidade e baratas. Procure mais.

Décimo segundo, cartão de crédito não pode ser utilizado por quem não sabe usá-lo. A única finalidade do cartão é substituir o cheque para compras em promoção. Sempre pague tudo o que você gastou. O seu banco está torcendo para que você não pague o valor total. Nunca parcele ou pague o mínimo. Se fizer isso entrará numa bola de neve. É semelhante ao alcoólatra. Ou ele corta de vez o mal pela raiz não consumindo absolutamente nada de álcool ou vai ter recaída toda vez que ingerir um gole de álcool, não importa a quantidade.

Bem, acho que existem muitas outras opções de se economizar. Eu apenas citei algumas delas. Se lembrar de outras ações para se economizar, comente aqui embaixo.

Obrigado por sua visita.

Leandro Tissiano

PRO SEU DIA FICAR MELHOR LOGO MARCA

4 Replies to “Como controlar o desperdício em tempos de carência ( 12 ações )”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s