Cenário econômico e político no país ( Palestra de Luiz Gustavo Medina – Rádio CBN )

Pro seu dia ficar melhor – Cenário econômico e político no país ( Palestra de Luiz Gustavo Medina – Rádio CBN )

LUIZ GUSTAVO MEDINA

Assisti ontem a uma palestra do Luiz Gustavo Medina, da Rádio CBN São Paulo, no Teatro Marista em Londrina, a convite de minha amiga e ex-professora de Marketing, Jackeline Evangelista, Coordenadora de Eventos da CBN de Londrina.

Confesso que foi a palestra mais sombria que já ouvi, porque o Medina apenas reforçou o que nós brasileiros já sabemos, que o nosso país parou.

E deve ser muito difícil para ele repassar para o seu público notícias tão preocupantes e incertas quanto estas que ele destacou.

Ele iniciou a palestra simplesmente informando que não há previsão de nada. Toda a palestra dele poderia durar apenas algumas horas devido a grande imprevisibilidade existente no Brasil.

O Brasil foi rebaixado pela Agência Fitch, e assim que ele chegou no aeroporto em Londrina foi preciso comentar ao vivo na rádio de seu celular os efeitos deste rebaixamento. Ou seja, tudo e todas as coisas estão acontecendo ao mesmo tempo no país e a todo instante você recebe notícias ruins.

Apresentou algumas publicações externas sobre economia onde o Brasil é satirizado nas capas destas revistas, o que é bem triste.

A Presidenta Dilma está completamente sem saber o que fazer, palavras dele, e nada que se elabora o congresso aprova. Fica esse jogo de empurra, e enquanto a economia de uma forma geral está crescendo na América Latina, a nossa está caindo e a inflação e os impostos subindo.

No geral se comentou que é preciso agir com urgência para o Brasil retomar o crescimento. Interessante que foi destacado que se leva muito tempo para alcançar um grau de investimento, no Brasil, mais de 500 anos, e nós perdemos este grau de investimento em apenas sete anos.  Somos o país no mundo que perdeu mais rápido este grau de investimento.

A nossa Previdência não arrecada mais o suficiente, as pessoas estão vivendo mais, e menos empregos estão sendo criados. Quem vai conseguir pagar estas contas?

Educação está em frangalhos, porque muito se arrecada em educação mas não está sendo direcionado para a educação esta arrecadação.

Investidores externos tem medo de investir no Brasil devido a centenas de mudanças neste cenário político e econômico.

Precisamos de transparência e leis claras e objetivas. O Brasil perdeu competitividade lá fora, somos um país caro, e com a população humilde. O Brasil é caro mas não é um país rico.

A nossa produtividade só cresceu 4% em dez anos enquanto em outros países a produção dobrou. O custo no Brasil é muito alto e não crescemos como o resto do mundo.

É urgente ganhar a confiança externa, mostrarmos uma política fiscal séria, porque mostrando aos investidores externos que o país está no caminho certo e que está se mexendo, isso atrairá mais confiança, mais negócios, mais ofertas, e terá como resultado juros baixos e a dívida recuará cada  vez mais.

Estamos a um ano e meio nesta situação ruim, e nada ainda foi feito pelo governo. A esperança é que assim como anteriormente o país tomou decisões importantes em situações gravíssimas na economia e no cenário político, quem sabe quando estivermos numa situação ainda pior e insustentável que não tenha mais para onde correr, quem sabe as coisas darão certo.

Para finalizar ele espera que o Brasil retome o caminho novamente.

Esse é apenas o resumo do resumo que eu registrei aqui desta palestra. Depois houve espaço para muitas perguntas feitas pelo público presente, e algumas delas bem cômicas, o que foi bom porque ajudou a descontrair. Foi uma palestra realista, e infelizmente com muitas incertezas dentro deste cenário sombrio.

Como eu comentei no blog de nossa querida Cris Campos, e volto a repetir agora, o Luiz Gustavo Medina através de sua palestra conseguiu se transformar no grande filósofo grego Sócrates quando disse: “Todo meu saber consiste em saber que nada sei.”

Triste, mas é a realidade.

Obrigado por sua visita. Espero que tenha compreendido a minha resenha, se é que posso chamar isso de resenha.

Leandro Tissiano

LOGO TIPO TISSIANO 150
LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s