Não entregue os seus segredos à concorrência

Pro seu dia ficar melhor – Não entregue os seus segredos à concorrência

SABIO TEM PSDFM

Existia uma muralha intransponível. Alem de alta, era extensa, cortando toda a cidade de norte a sul, de leste a oeste.

Guerreiros fortes e corajosos tentavam escalar as suas paredes mas não passavam da metade, pois toda a muralha era lubrificada com um tipo de sebo natural encontrado nas florestas da região.

Todo o povo de dentro daquela cidade era grato, pois sentiam-se protegidos de seus inimigos externos.

Parecia que nada poderia vencer aquela barreira.

Os anos foram se passando e outros reis começaram a se interessar por aquela forma de construção e pagariam qualquer preço para terem aquela tecnologia da engenharia com eles.

O Rei da cidade protegida sabendo desse interesse, reuniu-se com os seus conselheiros e bolou uma estratégia de negociação para passar esta tecnologia para quem estivesse disposto a pagar por ela.

E assim foi feito. Desde a terraplenagem até o acabamento final, tudo foi repassado.

Para a surpresa daquele Rei, anos depois os que compraram aquela tecnologia voltaram para atacar a cidade. Agora todos da cidade protegida estavam em perigo porque haviam vendido os detalhes da construção daquela muralha. Os falsos amigos e compradores queriam guerrear contra quem havia vendido estes segredos à eles.

Os reis inimigos que compraram esta tecnologia da engenharia passaram a noite sorrateiramente minando os pontos de sustentação da muralha. Cavaram fossos e dinamitaram as pilastras numa tentativa de desestabilizar toda a muralha fazendo-a desmoronar semelhante ao efeito dominó. Eles tinham com eles a planta da muralha. Sabiam todos os pontos vulneráveis dela.

Após o sinal para detonarem tudo, um gigantesco estrondo abalou aquela cidade. Após quinze minutos de poeira no ar, os inimigos estavam olhando estupefatos para a muralha que ainda estava de pé, incrédulos no que estavam vendo.

Na sequência o Rei da cidade protegida ordenou que todos os lançadores de flechas e catapultas contra-atacassem os inimigos.

Imediatamente os reis inimigos repassaram todas as estratégias, planos e metas colocadas no papel. Estavam tentando decifrar o porque do fracasso em destruir aquela muralha.

Eles tinham tudo nas mãos, o desenho de todos os pontos daquela muralha, e sabiam que nada poderia suportar as dinamites estrategicamente colocadas naquelas vigas.

Revisaram passo a passo a base de como a muralha havia sido construída e o que a sustentava, detalhe por detalhe. Não entendiam como ela ainda estava de pé. Enquanto isso os milhares de combatentes dos reis inimigos perdiam as suas vidas diante do maciço contra-ataque.

Depois de horas acampados a alguns quilômetros de frente aquela cidade, reconheceram a derrota e recolheram o que restou de seus exércitos. Voltaram para os seus reinos, tristes e frustrados, achando que haviam sido enganados, afinal, a tecnologia que compraram não poderia suportar aquele ataque, a não ser que não era a mesma tecnologia que havia sido vendida à eles.

Ficaram ainda mais humilhados por terem sido tão amadores.

O rei da cidade cuja muralha era impenetrável, deixou que seus inimigos pensassem que haviam sido enganados, pois isso os manteria afastados da ideia de voltarem.

Mas afinal de contas, o que aquele Rei havia feito?

O Rei e os seus conselheiros agiram sabiamente.

Eles realmente venderam o projeto original daquela muralha, mas não permitiram que a ganância tirasse deles o bom senso. O dinheiro que receberam com a venda do projeto não os tornaram céticos diante das possibilidades de seus compradores rompessem o contrato firmado e os atacassem usando as informações privilegiadas.

Cada fase daquele projeto foi vendido aos poucos. Quando todo o projeto se completou, foi o tempo suficiente para que o Rei sábio se protegesse.

O Rei e seus conselheiros alteraram toda a engenharia daquela muralha. Pegaram o dinheiro da venda daquele projeto original da muralha e aperfeiçoaram a sua própria muralha, investindo numa tecnologia ainda melhor. Construíram novas bases. Retiraram mais terra e concretaram as paredes internas. Reforçaram as suas ligas de aço e ferro, tudo internamente, e em segredo, de dentro das paredes da muralha.

Nem os habitantes daquela cidade sabiam que estavam reforçando ainda mais as muralhas pois todo esse serviço era feito durante a noite enquanto a grande maioria dormia.

Os reis inimigos de nada desconfiavam, pois externamente a muralha era exatamente a mesma.

Os engenheiros dos reis inimigos também não desconfiaram de nada ao acompanharem de perto aquele projeto.

Moral da história:

Existem pessoas que perdem tempo demais tentando descobrir os segredos do sucesso de seus concorrentes.

Passam a usar até das mesmas ferramentas que os concorrentes se utilizam numa tentativa de fazer algo no mínimo parecido ou até melhor, perdendo a sua própria identidade, tentando roubar para si o sucesso de seus concorrentes.

Enquanto estes perdem o seu precioso tempo à procura das fraquezas de seus concorrentes para usar estas fraquezas contra eles, os seus concorrentes se distanciam ainda mais deles.

Os reis inimigos estavam tão afoitos em destruir aquela muralha e quando não conseguiram saíram como derrotados, e com muita vergonha.

Quando uma empresa tenta dar o golpe para cima de outra empresa se utilizando destas ferramentas, ela se expõe e as pessoas sabem quando a empresa é original e quando ela não está sendo original.

Portanto, nunca bata de frente com os seus concorrentes. Por causa de seus concorrentes que você aperfeiçoa os seus serviços.

Por causa de seus concorrentes que você aprende a se diferenciar, e não ser apenas mais um no mercado.

Busque a sua originalidade, o seu espaço no mercado e tenha a sua marca digital. Chega de cópias piratas espalhadas por aí.

A sua originalidade é a sua verdadeira identidade.

Um mercado sem concorrência é um mercado monopolizado. Ninguém quer ficar nas mãos de poucos, pois isso seria a alienação da sociedade.

Não lute para ter o controle de tudo, mas sim ter tudo sob controle.

Leandro Tissiano
PRO SEU DIA FICAR MELHOR LOGO MARCA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s