A Fórmula 1 em 2016 será diferente? – Espero que sim!

fórmula 1

Só quem curte esse esporte pode entender a emoção desse giro: 

Eu nunca comentei mas curto muito a Fórmula 1, desde a época que comecei a torcer por Ayrton Senna.

Eu comecei assistir as corridas por causa do Ayrton Senna. Hoje assisto porque eu gosto desse esporte que é a velocidade.

Antes de tudo, as opiniões aqui registradas são expressões do que eu penso e do que eu gostaria que mudasse nesse esporte para o ano de 2016.

Este texto é o mesmo que encaminhei a FIA. Espero que eles leiam, nem que me chamem de louco. Não tem problema. Lá vai:

Pro seu dia ficar melhor – A Fórmula 1 em 2016 será diferente? Espero que sim!

LOUSA pro seu dia ficar melhor 00001

A audiência da Fórmula 1 está diminuindo porque cada vez mais, mais se torna evidente e clara quais as chances de vitória de cada equipe.

A Equipe Mercedes está disparada na frente, acompanhada pela Equipe Ferrari e Equipe Williams. Acontece que perdeu a graça assistir a Fórmula 1, porque as equipes pequenas sempre serão pequenas e as grandes cada vez mais maiores.

Por que o esporte fascina? Porque desejamos ver talentos individuais superando os adversários. Mas na Fórmula 1, a sensação que temos é que a equipe menos favorecida, anda de calhambeque enquanto a equipe mais favorecida anda de carro super esportivo.

Seria justo um time de 4ª divisão que chegou na final disputar com um time de 1ª divisão? Não, não seria justo porque não estariam disputando dentro das mesmas características.

Seria o mesmo que o Campeão de Peso Pesado do UFC disputar o cinturão com o Campeão Peso Galo.

Na Fórmula 1 é exatamente isso o que está acontecendo. Estamos vendo a Mercedes e Ferrari na pista humilhando os mais fracos.

A distância de rendimento é absurda. Parece corrida de Fórmula 1 com Fórmula Truck, tamanha a diferença entre os carros.

O que a Fórmula 1 precisa fazer para voltar a ser interessante e dar audiência? Mudar as regras!

Mudem as regras no uso de pneus. Ao invés de apenas uma fornecedora de pneus para cada temporada, que sejam três fornecedores credenciados e qualificados para que cada equipe tenha liberdade de optar por uma melhor escolha.

Por que isso é interessante? Porque talvez a configuração de um determinado carro não seja tão veloz quanto o da Mercedes ou Ferrari, mas com um determinado tipo de pneu pode se ajustar perfeitamente em um carro inferior de uma equipe inferior, fazendo com que o carro se torne competitivo.

Voltem a liberar o abastecimento, porque antes, as paradas de abastecimento faziam toda a diferença em se mudar o resultado de uma corrida. As corridas eram muito mais emocionantes.

Tirem o sistema de tração e frenagem de todos os veículos para que o piloto conduza verdadeiramente o veículo sem a ajuda de computadores. Tirem a asa móvel.

Tirem a comunicação com a equipe e todo o sistema de feedback que mostra em tempo real o desgaste de pneus, combustível, tração, frenagem, rotação, marchas, ou seja, tudo.

Os pilotos precisam tomar as suas próprias decisões e iniciativas. A comunicação só será feita através de placas sinalizadoras que os da equipe colocarão nas laterais da pista. Por exemplo, sinalização para trocar pneus, para fazer pit stop, abastecer, safety car, etc.

Apenas com estas mudanças a Fórmula 1 ficará sensacional, porque tudo será imprevisível e empolgante. Hoje na Fórmula 1 tudo é previsível. Isso é chato. É o mesmo que assistir um filme de super-herói sabendo que ele sempre ganha porque é o mais forte e que o final do filme sempre é o mesmo.

Parece até contraditório  porque na Fórmula 1 estão presentes as tecnologias de ponta, mas as tecnologias de ponta precisam estar relacionadas com a estrutura “chassi” do carro, “designer” , “motor”, “pneus”.

Nada de componentes computadorizados que influenciam na pilotagem e que tornam a Fórmula 1 cada vez mais chata e sem graça. É legal saber que o erro humano pode influenciar em um resultado.

Se continuar assim, daqui uns dias os carros não precisarão mais de pilotos. Serão conduzidos por computadores e redes de comunicação.

São os pilotos que tornam a corrida fantástica. São os controles eletrônicos e a equipe que tem mais dinheiro e tecnologia que tornam a Fórmula 1 sem graça.

Deixem que os pilotos corram de verdade, sem a ajuda de tecnologia.

Talvez a Fórmula 1 volte a ter audiência.

Se este não é o melhor caminho, então que forneçam os mesmos carros com todas as mesmas condições para todos os pilotos, para que  vença o melhor piloto e a melhor estratégia.

Impossível fazer isso?

Então façam a Fórmula Mercedes, a Fórmula Ferrari, a Fórmula Williams, a Fórmula RBR, e assim sucessivamente.

Quem sabe a Fórmula 1 volta a dar audiência e faça voltar a ficar imprevisível, o que a torna muito mais emocionante e intrigante.

Leandro Tissiano

LOUSA pro seu dia ficar melhor 00002

PRO SEU DIA FICAR MELHOR LOGO MARCA

2 thoughts on “A Fórmula 1 em 2016 será diferente? – Espero que sim!

  1. Perfeito! Me percebi perdendo o interesse na formula 1 quando falei em uma conversa ” Pra que? Vettel vai ganhar mesmo.” Fui gradativamente parando de assistir, hoje é quase raridade assistir até o final da corrida. Não é mais uma corrida de homens, mas somente de maquinas, os computadores dirigem mais que o piloto. Em um esporte de alto nível, desse porte, qualquer variedade negativa no equipamento, carro, causa uma diferença gigantesca nos resultados e somente algumas equipes tem esse equipamento do mais alto nível, embora não seja exclusividade da formula 1, é algo a ser abolido. Vamos transformar aqueles carrinhos de controle em muscle cars, retornar os V8, colocar uns turbinhos e já era. Vamos ver quem é piloto de verdade, não quem dirige a melhor maquina.

    Liked by 1 person

  2. É mesmo Marcos. Pra você ter uma ideia a corrida de ontem os dirigentes da equipe proibiram do Hamilton colocar o pneu super macio e retiraram potência do motor eletronicamente (computador-comando enviado por sinal de antena para o carro) porque ficaram com medo do Hamilton forçar pneus e motor, já que poderia ir para cima do Rosberg. Aí eu lhe pergunto: Foi uma corria ou um vídeo game? Por que eles estão fazendo exatamente isso, controlando o carro muito mais do que o piloto. Obrigado por comentar.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s