Pro seu dia ficar melhor, Textos Motivacionais

Calma, para tudo! O segredo é simplificar

GATO E NOVELO

Como é que coisas tão elementares podem se transformar em coisas extremamente complexas? Simples, para isso basta o fator “homem” entrar na jogada.

Pergunte-se:

Por que existem apenas três cores primárias, Vermelho, Azul e Amarelo?

Por que existem apenas sete notas musicais , , Mi, , Sol, , Si?

Por que tradicionalmente temos apenas cinco sentidos principais que são a visão, olfato, paladar, audição e o tato?

Por que existem apenas dez números principais, sendo de 0 à 9?

Estes exemplos acima nos ensinam duas coisas:

A primeira é que em nossas vidas, ao nosso redor, em nossa volta, a essência das coisas é baseada na simplicidade. Oh! Descobriu a América! ( Calma, não é simples fazer isso na prática! )

Sabe aquela pessoa que tem vontade de enfeitar o pavão? Pois é, para que complicar as coisas? Por que não olhar com mais simplicidade para as coisas que nos cercam? Para que complicar tudo?

Sabe o que é legal de tudo isso? Que tanto as cores, quanto as notas musicais, os sentidos humanos e os números são verdades absolutas no mundo inteiro.

O azul aqui no Brasil não vai ser amarelo na Escócia. A nota musical aqui no Brasil não vai ser a nota musical Si no Japão. O meu paladar não é o tato no corpo de quem nasce na Alemanha. O número 3 aqui não vai ser o número 4 nos EUA.

Entende o que eu quero dizer? Vamos simplificar. Simplificar é desatar o nó, simplificar é parar de bater boca, querer sempre estar certo.

Sabe quando tudo começa a ficar complicado? Quando o homem tenta se comunicar com outros através da língua, quando ele passa a desenvolver símbolos de escrita, porque a comunicação não é padronizada no mundo inteiro.

Quando temos problemas que nos parecem complexos demais para se resolver, na maior parte das vezes é porque fomos complicando estes problemas. Para conseguirmos nos livrar destes problemas é necessário simplificar, porque a essência de todas as coisas está na simplicidade.

Vou dar um exemplo, imagine que você tenha gastado além da conta, e o seu cartão esteja completamente estourado, juros atrás de juros.

Então você pensa que precisa trabalhar mais, entrar em outro emprego, vender algo que possui, para poder quitar o cartão. A sua situação se complica ainda mais.

Não se complique, lembre-se, simplificar, pense da maneira mais simples possível. Se eu não tenho como pagar, por que vou gastar? Entendeu a essência das coisas? Pense na raiz dos problemas, assim como na raiz das milhões de cores existentes que se compoem apenas das cores Vermelho, Azul e Amarelo.

Podemos começar o que fazemos partindo do princípio, simplificar, tudo precisa estar dentro da forma mais simples possível, sem complicação. Descomplica!

Mas não é o que a maioria de nós faz. A tendência é pegar o cartão achando que vamos fazer uma compra que de outra forma jamais poderíamos comprar. ( Pense bem antes de dizer que não concorda. Pense na essência e descobrirá como fazer isso, comprar algo que você atualmente não pode ter. )

O segredo de tudo é simplificar. Seja simples.

Detalhe: Ser simples não significa ser pobre. Pobre de espírito, pobre de bens materiais, pobre de qualquer outra coisa que seja. Se você está assim hoje, olha o segredo, significa que você se complicou em alguma fase de sua vida onde você poderia ter simplificado.

A segunda lição que podemos aprender é que quando as cores, as notas musicais, os sentidos humanos e os números vieram ao mundo, fez com que tivéssemos a mesma oportunidade . Sim, cada um de nós pode fazer com eles o que quiser, porque cada um tem a possibilidade de usar a sua criatividade.

O segredo está na sua criatividade.

Por que as coisas vão se modernizando em nossa volta? Porque pessoas criativas usaram a essência das coisas para criarem coisas maravilhosas.

Estas pessoas não vieram ao mundo usando outras cores primárias e notas musicais. Não vieram ao mundo com outros sentidos humanos. Não surgiram com outros números diferentes da essência 0 a 9.

Eles pegaram o que cada um de nós pode pegar, que está disponível, e fizeram que a essência destas coisas se transformassem em medicamentos, máquinas, na arte, e bilhões de coisas que já foram feitas e que passaram por esta terra.

Sim, o segredo é a essência das coisas aliada a uma boa dose de criatividade.

Relembrando que simplicidade não é ser simplório, é o oposto disso.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

4 thoughts on “Calma, para tudo! O segredo é simplificar”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s