Emprego e Carreira, Pro seu dia ficar melhor

Segurança e estabilidade x Realização e Satisfação

balança

De um lado o conforto de se sentir seguro e estabilizado. Do outro, a vontade de arriscar mais em busca de realização e satisfação.

Neste dilema, que escolha fazer?

Cada pessoa quando confrontada com isso, descobre que não tem como focar os olhos em dois objetivos diferentes. Para exemplificar, mesmo o camaleão não consegue fazer isso, embora tenha uma visão independente da outra. Para atacar a sua presa ele mantém os dois olhos focados nela.

Focar em algo que lhe dê resultados satisfatórios se torna um desafio quando diante de você há estes dois extremos, Segurança e Estabilidade ou Realização e Satisfação.

Em economia é ensinado que quando se busca algum propósito, objetivo, bem, ou realização, existe o custo ou preço do que se deseja. Com isso a pessoa investe tempo e esforço, deixando de realizar outras coisas. É o preço ou o custo do projeto ou planejamento que a pessoa tem.

Buscar a realização e satisfação profissional pode fazer com que a pessoa coloque em risco a sua segurança e estabilidade, ou, a pessoa que está priorizando  a sua segurança e estabilidade, esteja deixando de lado as suas satisfações e realizações pessoais.

Exemplo disso pode ser quando um funcionário público abre mão de sua segurança e estabilidade para abrir o seu próprio negócio, sentindo-se satisfeito e realizado. Ou uma nutricionista abre mão de sua satisfação e realização pessoal optando pela segurança e estabilidade de um emprego público, mesmo que exerça uma outra função.

Entre estes dois opostos, cada pessoa precisa pesar os prós e os contras, porque sempre haverá perdas. Se é uma pessoa que tem filhos, o peso é diferente de uma pessoa sem filhos. Se é uma pessoa casada, é diferente de uma pessoa solteira.  Se é uma pessoa que possui outras fontes de renda, é diferente daquela que possui uma única fonte de renda.

Cada caso é um caso, então pergunte-se: “É melhor buscar a satisfação no meu emprego atual ou arriscar entrar no emprego dos meus sonhos?”

Cada um precisa pesar o que fazer, e nunca deve se comparar com outra pessoa. Ninguém pode ser você e nem você ser outra pessoa.

Não existe um padrão definido para dizer o que deve ou não deve ser feito. O que é melhor para uma pessoa pode não ser indicado para outra pessoa. Cada um precisa saber o que é melhor para si mesmo.

O que ocorre é que quando se busca como prioridade a satisfação e realização, o fator risco é sempre maior do que aquele que prioriza a segurança e a estabilidade.

O que fazer? Repito: É você quem precisa saber o que fazer. Analise todas as vertentes. Toda escolha terá benefícios e perdas.

Em ambos os extremos, busque um ponto de equilíbrio, para que, caso não tenha o emprego dos sonhos, sinta-se satisfeito e realizado fazendo com sabedoria o que você já está fazendo.

Só não sacrifique a sua felicidade ao buscar estes dois extremos, não importa, seja a sua satisfação e realização ou a sua segurança e estabilidade.

Analise com sabedoria a sua atual necessidade. O importante é não se acomodar.

Leandro Tissiano

contato@proseudiaficarmelhor.com

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

3 thoughts on “Segurança e estabilidade x Realização e Satisfação”

  1. Aii eu tentei ir pelo lado da estabilidade/segurança, e por alguns meses tentando vi que não da certo para mim. Não consigo fazer algo que eu não tenha “muita” vontade, enquanto dentro de mim há outros sonhos para seguir! Então fico com a realização e a satisfação! Ótimo texto!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s