Pro seu dia ficar melhor, Se liga na dica de Marketing

Salvem a audiência da Fórmula 1 na TV aberta!

Por que os vídeo games atraem a atenção dos adolescentes e de pessoas mais velhas?

Simples, porque os jogadores estão no comando, e quanto mais interagem dentro dos jogos, melhor é o jogo.

Os jogadores gostam de ter o controle de tudo, e quanto mais liberdade os jogos oferecem, mais interessante e popular ele se torna.

Trazendo essa visão para dentro da Fórmula 1, que a cada dia está perdendo audiência na TV aberta, uma forma de driblar essa queda na audiência seria levar o telespectador para dentro dos carros de corrida.

Aplicativos específicos para os grandes Prêmios de Fórmula 1

Se você pudesse estar dentro da célula de sobrevivência, juntamente com o seu piloto preferido, tendo em sua frente a mesma visão que o piloto está tendo, não seria muito mais emocionante assistir uma corrida de Fórmula 1?

Se você pudesse ver o painel do carro em sua frente, o volante com as marchas sendo trocadas, ou até pudesse escolher uma das câmeras do carro para visualizar o que está acontecendo ao vivo, naquele instante, não seria muito mais realístico?

Talvez a TV aberta esteja muito longe desta tecnologia, mas um aplicativo para ser baixado nos aparelhos móveis, que possa fazer tudo isso pode estar bem próximo de acontecer.

Só não sei de quem seria o interesse maior para comprar esta tecnologia, da FIA, das equipes que participam da Fórmula 1, ou da empresa que é detentora do fornecimento das imagens dos prêmios de Fórmula 1.

O importante é que essa nova geração vai inundar a audiência da Fórmula 1, pois estará trazendo para esses jovens telespectadores o mundo fantástico que é o automobilismo.

A nova geração de telespectadores não gostam mais de atuar como pessoas passivas, mas querem ser ativas, interagirem.

Será o fim da Fórmula 1 na TV aberta?

Mas enquanto essa tecnologia interativa está longe das Tvs abertas, o que elas poderiam fazer?

Essas tomadas de câmera da TV aberta, indo de um lado para outro freneticamente, talvez para deixar mais dinâmico as imagens das corridas, já não funcionam mais, porque a impressão que se tem é que as imagens estão disputando corrida com os carros de Fórmula 1, sendo que os protagonistas devem ser os carros de Fórmula 1, e não as tomadas de cenas diferentes que ocorrem dentro da corrida.

Quanto as imagens das Tvs abertas, mostradas dos grandes prêmios de Fórmula 1, não existe uma tomada de pilotagem, com uma volta inteira, de dentro do carro de Fórmula 1. O telespectador não acompanha nada de dentro do carro do piloto.

A única vez que o telespectador vai para dentro do carro do piloto é quando ele fez uma ultrapassagem ou quando se envolveu em um acidente.

A TV aberta, raras vezes, coloca apenas um pequeno trecho, acompanhando o piloto de dentro do carro, nada mais.

Outra ideia, em alguns momentos, na 10ª volta, na 40ª volta,  e na penúltima volta, seria interessante deixar uma câmera com o ângulo totalmente aberto, posicionada na linha de chegada, em um ângulo de perfil da pista, nem na frente, nem atrás, mas com a mesma visão do torcedor sentado na arquibancada, esperando passar todos os carros, sem alterar o ângulo de cena, para se ter a real noção do tempo de distância entre o primeiro carro e o último carro.

Eu só não sei porque a empresa que faz estas imagens, contratada pela FIA, não se deu conta disso ainda, que as mudanças de câmera e seus ângulos diferentes de cada ponto da pista a cada cinco segundos, como eu já disse, tentando fazer o negócio ficar dinâmico, mais irrita do que agrada. Repetindo, quem tem que correr na pista são os carros, não as câmeras externas do circuito, a não ser que uma ultrapassagem estiver para ocorrer a qualquer momento, entre os primeiros 10 colocados.

Outra imagem que raramente mostra, e que é emocionante de se ver, é uma volta inteira dos primeiros pilotos na pista, de cima do helicóptero. O helicóptero mostra apenas alguns segundos, de uma a três vezes durante a corrida.

São mudanças simples, mas podem revolucionar a forma de transmitir a Fórmula 1. Lembrando que a Fórmula 1 está perdendo audiência, e não torcedores. Prova disso é que todos os grandes prêmios de Fórmula 1 estão com os circuitos cada vez mais lotados, e em compensação a audiência caindo nas Tvs abertas.

O problema é mesmo apenas a Fórmula 1, ou as Tvs abertas também possuem uma parcela de culpa, porque viraram reféns da empresa que transmite as imagens da Fórmula 1?

Por que assistir uma corrida de Fórmula 1 como torcedor, dentro do Circuito de Fórmula 1 é mais emocionante do que assistir corrida pela TV aberta?

Entre diversos fatores, talvez o maior deles seja que a TV aberta não está conseguindo trazer para o telespectador a emoção da pista para dentro da sala do telespectador, não está conseguindo inserir o telespectador para dentro da corrida. A impressão que se tem é que a corrida está mesmo acontecendo a milhares de quilômetros de distância, em um outro país.

Aumentem o ronco dos motores, o som ambiente, e diminuam a voz dos locutores. Diminuam as mudanças de tomadas de câmeras, façam isso apenas nos momentos certos, e passem a transmitir as imagens que contenham a realidade da corrida. Quanto mais a visão de um telespectador ficar próxima de um torcedor, maior será a audiência.

Talvez você diga que está faltando um piloto campeão que represente o Brasil. E eu respondo: Para se ter pilotos campeões no Brasil, antes, as pessoas (telespectadores) precisam gostar de automobilismo. Estes jovens telespectadores podem se transformar nos futuros campeões de Fórmula 1.

O brasileiro é apaixonado por carro. Os grandes prêmios de Fórmula 1 não eram  para estar sendo esquecidos, antes, deveriam estar entre os esportes mais populares de nosso país.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s