Emprego e Carreira, Pro seu dia ficar melhor

O quanto o “EGO” pode prejudicar relações profissionais e emocionais

LEANDRO TISSIANO CHEFIA ARROGANTE

Em emprego e carreira existem duas classes, aqueles que possuem um perfil para serem empregados e colaboradores, enquanto outros possuem um perfil para serem empreendedores.

Os brasileiros estão arriscando mais em abrir o seu próprio negócio, conforme noticiado nos jornais, diante desta crise política e financeira que estamos atravessando. Em outras palavras, apenas para simplificar, os brasileiros estão tendo de se virar.

Mas, para quem quer abrir o seu próprio negócio, vai uma dica importante: “Abrir uma empresa não é assim tão complicado. Complicado e saber como gerenciá-la.” Outra dica: “Não é o suficiente se entender de leis e normas técnicas e não se entender de relacionamentos humanos.”

É importante possuir as condições necessárias para o bom relacionamento com outros, principalmente com futuros subordinados. Se não possui estas características, busque uma consultoria, mesmo que você seja um micro empresário.

Para entender a complexidade de se lidar com outras pessoas, leia esta crônica que exemplifica o caso de um Diretor de uma empresa que tinha péssimos hábitos ao se relacionar com os seus funcionários. O objetivo é uma análise pessoal em como podemos estar nos relacionando com outros, relação esta que pode afetar toda a empresa.

O senhor EGO é sombrio

Você já ouviu falar na empresa EGO S/A?

O dono dela é o senhor EGO.

O senhor  EGO chega cedo todos os dias.

Aliás, é o primeiro a chegar.

Sua antipatia é difícil de engolir.

E o que dizer de sua presença? Ninguém gosta de estar perto dele. Sua presença é sombria. O semblante dele está sempre fechado. Ele possui um silêncio mórbido. Não há alegria nele, apenas sarcasmo.

Uma nuvem cinzenta habita a sua cabeça. Ninguém se atreve a perguntar nada à ele. O ambiente em volta dele é sempre pesado. Não há luz, só escuridão.

O senhor EGO não diz sequer um “olá!”

Ele não cumprimenta ninguém. Dizer olá, bom dia, como você está? E a sua família, está bem? Está precisando de algo? Em que posso lhe ajudar? Em que posso ser útil?

Estas perguntas não existem no dicionário do senhor EGO.

O senhor EGO não consegue disfarçar os seus interesses egoístas

Mas não se engane. O senhor EGO quando está interessado em alguma coisa, aí sim ele te rodeia, te procura. Você passa a ser importante para ele, porque ele quer arrancar algo de você, principalmente quando ele quer levar vantagem em alguma coisa no que você faz ou possui.

Isso só vai durar enquanto você for interessante para ele. Depois ele te dispensa, assim que achar que não precisa mais de você.

O senhor EGO fez os céus e a terra

O senhor EGO sempre está inventando as coisas. Ele é o mais criativo, o mais esperto, o mais forte, o mais visionário, o mais sábio, o mais experiente, o mais isso, o mais aquilo.

Ninguém é melhor que ele. Não adianta, ele sempre será o melhor em tudo.

Este senhor EGO é um ser despojado mesmo. Quando se sente acuado emocionalmente perante outros talentos, prontamente aponta para a parede, orgulhosamente dizendo algo a respeito de todos os cursos que já fez na vida e dos lugares no exterior onde estudou.

O seu objetivo, segundo ele, e colocar as pessoas em seus lugares de inferioridade acadêmica.

O senhor EGO sempre possui a melhor argumentação em uma discussão

Há, nem tente entrar numa discussão com ele. Você sempre irá perder. Perder a sua paciência,  a sua auto estima, o seu caráter, a sua índole, a sua história, enfim, o seu tempo.

Este senhor EGO é mesmo poderoso. Você sabia que ele tem o poder de acabar com tudo? Hum, ele tem o poder de acabar com a família, com os amigos, com os negócios, com tudo o que foi levantado durante anos com muito esforço e dedicação.

O senhor EGO nunca fica para trás. Chega e domina tudo. Ele controla tudo. Tua vida, teus sonhos, teus princípios, teu tempo, suas expectativas, e não duvide disso! Ele vem e se apodera de tudo e deixa você pelado, sem nada, no relento.

O senhor EGO nunca perde o seu ego. Irônico isso, não é mesmo?

Ah, ele pode estar dentro de um caixão sendo velado que ainda assim ele não morre. Tu acredita nisso?

Pois é. Este senhor EGO é teimoso mesmo. Até na hora da morte.

O senhor EGO é odiado pelos seus empregados e bajulado pelos seus puxa-sacos amáveis

Toda a empresa passando por dificuldades financeiras, com processos ruins, práticas de trabalho erradas, rotinas sem nenhuma produtividade, e os em cargos de liderança totalmente despreparados, levando a empresa para o buraco, porque nenhum colaborador sensato e melhor preparado tem voz, visto que apenas os puxa-sacos bajuladores fazem tudo o que o senhor Ego determina sem questionar.

O que pensam os bajuladores do senhor EGO?

Sim, nós bajuladores somos espertos, estamos atentos. Sabemos que nunca devemos confrontá-lo.

Deixamos que ele pense que é grande, o mais forte, o melhor, etc. Somos todos ouvidos em sua presença, mas assim que ele se ausenta, nós damos as costas pra tudo o que ele disse.

Nós não discutimos com uma poltrona. Sabemos que dependemos deste emprego e de que proveito é se discutir com quem nunca está errado?

Se a empresa está indo pro buraco não é nossa responsabilidade. O senhor EGO não é o sabe tudo? Então, problema é dele, e não o nosso. Só fazemos o que ele nos pede.

O melhor a se fazer é dar o fora o mais rápido possível de sua presença, para que não passe em sua cabeça a oportunidade de nos chamar para conversar.

O senhor EGO está sem nenhum apoio, mesmo que todos façam exatamente o que ele pede

Você não pode tentar agradar o senhor EGO. Ele é EGO de EGOÍSTA. Ele quer você como escravo dele.

Você vai deixar isso acontecer?

O senhor EGO não entende que ele é pobre de espírito. Não tem nada de valor. Não é rico. Não possui absolutamente nada.

Mas não adianta falar. Ele é surdo. Teimoso. Para ele, ele é tudo.

O EGO está com 45° de febre, cheio de pereba pelo corpo, sangrando de dor. Mas tente curá-lo pra ver o que acontece?

Ele tira onda de você. Te humilha, te rebaixa, e ainda te manda às favas.

É meu amigo.

Enquanto você estiver se relacionando com gente assim como o senhor EGO, sinto dizer-te, não conseguirás nada na vida.

E deixa eu te alertar de uma coisa.

O senhor EGO possui alguns parentes que podem surgir quando ele se dá conta de estar perdendo o controle sobre você.

Ele manda entrar em ação o senhor EGO FERIDO, o senhor EGO MACHUCADO, e o senhor EGOCENTRISMO.

Se essa turma te pega irmão, você tá lascado. Aí que você vai terminar pobre de “marré deci”.

Final da história:

E assim a empresa EGO S/A seguiu para o seu destino final. Foi perdendo clientes, se endividando cada vez mais no mercado, e todos se perguntavam: “O que houve?” “Meu Deus! Esta crise, este governo, a bolsa, os commodities, o clima, a oposição, os alienígenas acabaram com tudo!”

Pobre senhor EGO, ele não pode compreender que estamos em uma sociedade totalmente interligada. Os tempos são outros. Há mais interatividade entre as pessoas.

O que o senhor EGO não sabe?

Precisamos servir mais. Ouvir mais, amar mais o que fazemos. Precisamos ter paixão nas coisas que realizamos e principalmente, termos um time apaixonado uns pelos outros.

Algum tempo atrás, a característica “humilde” soava como alguém fraco, sem personalidade. Será esse pensamento arrogante de querer “subestimar” outros, uma das causas de estarmos vendo grandes empresas fechando as portas?

Conhecimento aprofundado do produto ou do serviço é extremamente necessário. Conhecer o que a concorrência faz é primordial. Ter uma tecnologia entre as melhores de acordo com cada segmento é um diferencial muito forte, mas, se não há nenhum treinamento, boas relações humanas dentro da empresa, e uma Direção acessível, a empresa entra em um território perigoso. Ela receberá o selo de “Empresa EGO S/A”.

E o fim dela você já sabe.

Uma boa semana para todos nós. Muita paz e amor em nossos corações, sempre.

Leandro Tissiano

contato@proseudiaficarmelhor.com

LEANDRO TISSIANO ÍNDICE GERAL DE ASSUNTOS 2

LEANDRO TISSIANO MASCARA CAPITAO AMERICA 5000 px

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

4 thoughts on “O quanto o “EGO” pode prejudicar relações profissionais e emocionais”

  1. O senhor EGO comete sempre o terrível erro de considerar os seus funcionários facilmente substituíveis e não faz nenhum esforço por mantê-los motivados e felizes por trabalhar com ele.

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s