Pro seu dia ficar melhor, Prosas

Não se preocupe com os afobados, eles apenas correm e nunca chegam a lugar algum

homem meditando na estrada

Eu cheguei, simplesmente apareci sem avisar, sem cornetas e adereços, sem pompa e apetrechos, e bastou, para que pelos e cabelos se ouriçassem, olhares se cruzassem, comentários bons e ruins se revelassem, e nos corredores internos, ban ban ban e subalternos se cutucassem.

Ele veio! Então o confrontemos! Ele se foi! Então comemoremos! Ele sumiu! Então festemos! Ele voltou! Então o ignoremos!

Eu cheguei para tentar me sentar nas primeiras cadeiras, para não me distrair com as falácias e asneiras da turma que só fala besteiras, para prestar atenção na palestra e não tirar a minha concentração, objetivo este pelo qual se inspirou o meu humilde coração. Mas assim que entrei no corredor, uma correria e gritos de rancor. Não! Este palhaço não vai se impor, quem ele pensa que é? Não passa de um mero enganador e de um ralé.

E eu, na simplicidade de meu ser, dei passagem para os que não tiveram a humildade de me conceder o privilégio de ali também poder me sentar para aprender.

Tudo bem, eu então recuei. Aqui não é uma competição, pensei. Os apavorados podem se sentar, assim me afastei.

Procurei por uma outra fileira, porque não me era dada a honra de sentar-me na primeira, visto que eu estava só, enquanto eles eram a maioria, e individualmente, eu sabia, não queriam, não podiam,  mas, tirarem-me dali, para eles era o que valia, o ego inflado com seus atos de valentia.

Quando a palestra começou um silêncio na sala se formou pois o palestrante fixamente olhou para o mais popular deles, que desesperado e tremendo foi até o palco assim que o palestrante lhe chamou.

Com um olhar empolgado, o palestrante maravilhado, não pensou duas vezes ao afirmar ao pobre coitado, que suava apavorado, tendo no rosto um sorriso forçado, mas fazer o quê? Cheguei até aqui, agora é encarar este desafio, pensava o infeliz que comigo momentos antes havia me provocado.

Vejo que você é conhecedor da arte, das poesias, das filosofias, das tristezas e alegrias que a sabedoria ensina a cada um de nós com maestria.

Só o fato de você se sentar aqui na frente, revela o quão sensato é, e quão inteligente foi a sua escolha em concentrar a sua mente para não se distrair com nada que pudesse interferir no seu aprendizado, cujo conceito, penso eu, você tenha como altamente estimado.

Então me diga rapaz, no pensamento de um escritor, não seja fugaz, nem banque o curruptor, mas seja sincero, é o que eu espero, recite um pensamento e toda a sua criatividade ao narrar sobre a vida de uma sociedade cuja geração envolvida com tanta tecnologia e modernidade pode fazer, para que cada um de nós possa sobreviver dentro de uma agitada cidade.

O rapaz, suando frio, não conseguindo recitar sequer uma única frase autêntica, incapaz, queimou o seu curto pavio, voltou atrás e concluiu. Na realidade, não era para eu estar aqui na frente, eu só queria provar que eu era diferente. O que faço não é com o propósito verdadeiro e honrado de querer compartilhar com o necessitado uma palavra que possa ajudar, caso ele queira ser ajudado. Por isso eu fiquei paralisado e travado. Apenas quero ser notado e valorizado. Sei agora o quanto estou errado.

Gentilmente o palestrante elogiou a sinceridade daquele rapaz e pediu para que ele se sentasse mais para trás, deixando a cadeira desocupada, e uma reflexão foi pronunciada, momento este que não esquecerei, jamais.

Ele disse que não se deve assumir uma grande responsabilidade ao ponto de se atrever a mentir sobre a sua real capacidade quando não se atingiu de verdade a sua maturidade. Não se deve tentar enganar porque não se pode provar quando for confrontado com a mais pura realidade.

Muitas vezes nos preocupamos em sermos o melhor, não com o nosso próprio suor, mas pensando sempre no pior, achando que os outros são uma ameaça, por isso fraquejamos e cometemos trapaça. Temos medo de ficar a sós, mas perguntem-se: qual o problema se outros são melhores do que nós?

Não tente cortar caminho, não seja afobado, cada rosa tem o seu espinho, cada estrada tem o seu buraco. Ninguém é bom em tudo, descubra o que você faz de melhor, conhecimento e estudo, e sua confiança ficará maior.

Deixe que o seu aprendizado seja natural, que as suas habilidades melhorem, esteja focado, coloque como objetivo principal, esteja concentrado, alcance o seu projeto de vida ideal.

Talvez você não seja um escritor, mas seja o melhor compositor. Talvez você não seja o melhor redator, mas seja um excelente programador. Encontre o seu campo de atração, e não se preocupe com a aglomeração, tem muita gente em busca de atenção, mas só quem faz de coração, terá em troca uma natural retribuição, sem forçar ninguém a vir até você apenas por dó ou por obrigação.

Não use ninguém como escada, isso é desleal, não leva a nada, a não ser levar a sua grande jogada para uma terrível encruzilhada, onde todos descobrirão que você não merece a confiança em você depositada.

Pare de ser hostil, de ser rápido no falar, há muito mais neste Brasil que você, antes, precisa escutar. Tem espaço pra todos que queiram levar de verdade seu conhecimento para toda a comunidade. Vamos deixar de lado a disputa pois a nossa luta é dar à todos uma oportunidade para alcançar a prosperidade. E viva a nossa felicidade.

Assim que o palestrante encerrou a sua palestra todos os presentes se levantaram e bateram palmas em clima de festa. E daquele dia em diante, os meus pensamentos inquietantes se tornaram constantes pois entendi que o meu desafio maior, em cada instante é dar à mim mesmo o meu melhor.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s