Saiba dizer NÃO dentro do ambiente de trabalho

SAIBA DIZER NAO 2

É necessário muita cautela dentro de um ambiente de trabalho, pois pessoas com baixa criatividade, mas com muita malícia, estão sugando as melhores oportunidades dentro das empresas.

Estes são os famosos parasitas, que não sabem, que não pensam, mas são “experts” em tirar dos outros as melhores ideias e estratégias que eles mesmos não tiveram a capacidade de criar. São vampiros que estão no ambiente de trabalho para jogar, não para pensar.

Quando estes vampiros encontram pelo caminho pessoas carentes de atenção, sabem que elas, normalmente, dizem sim para todas as coisas, porque possuem a melhor das intenções e querem mostrar serviço. Saber dizer não protege a pessoa de se colocar em risco e tornar-se vulnerável.

Identifique um vampiro parasita dentro de seu departamento

Aquele colega de trabalho, que fica lhe rodeando, tentando ser íntimo, mostrando interesse ou curiosidade pelo o que você faz, pode não ser interesse genuíno, mas apenas um estudo detalhado sobre o que você faz e como faz, para que ele possa se tornar melhor do que você perante os seus superiores.

Quando um colega de trabalho está querendo ser útil verdadeiramente, ele participa com você, sugere ideias que possam melhorar o seu desempenho e o dele dentro da empresa, e nunca o contrário. O vampiro tira de você as suas melhores ideias para que apenas ele fique melhor do que você dentro da empresa.

Vampiros fingem possuir um espírito de equipe, são altamente pontuais em seus horários de entrada e saída do trabalho. Estão presentes em todos os Happy Hour com a Diretoria, porque precisam estarem em evidência, serem notados.

Mas durante o turno de trabalho são os que mais saem para o banheiro e a máquina de café, e os que mais pulam de mesa em mesa para conversarem com outras pessoas. São jogadores, não sabem pensar.

Estes mesmos, quando estão perante os seus superiores, permanecem mais tempo em seus lugares, e durante as reuniões são os que mais participam.

Dizer sim a tudo pode fazer com que, ao contrário de lhe ajudar, possa resultar mais facilmente em sua demissão

Ele atraía parasitas que chupavam todo o seu sangue e saíam para comemorar à custa do pobre coitado.

Ele atraía almas impiedosas que espremiam até a última gota de seu pensar, sempre com aquela dúvida que pairava no ar: O que ele sabe? E assim que se fartavam de suas ideias mirabolantes, jogavam-no fora, como se fosse o bagaço de uma laranja.

O brilho de sua chegada prendia a atenção de todos,  e todos olhavam para a sua expressão facial, sóbria, confiante e serena. Mas, assim que notaram que o brilho já não era mais o mesmo, que as análises impactantes haviam sido superadas, tornou-se esquecido à vagar pelo deserto, transformando-se numa triste lenda, na gôndola empoeirada de um velho sebo.

Sozinho, cansado e desiludido, procurou refúgio nas misteriosas melodias tocadas nas montanhas da Ásia, fechando-se num mosteiro.

O destino ao mesmo tempo, que se revelou à ele promissor e generoso, mostrou a sua outra face do mal, lançando nele uma terrível maldição, dizendo que a sua nobreza se somaria a necessidade de outras pessoas, mas quando essas necessidades fossem supridas, ele deixaria de existir, sumiria no ar sem deixar vestígios, pura magia.

Chocado com essa revelação, entendeu plenamente que tudo o que havia feito até então encaixava-se perfeitamente nesta descrição.

Não restou nenhuma dúvida de que dali em diante era apenas ele e mais ninguém. Montou em seu cavalo, cobriu a cabeça com um capuz e partiu para o norte, para uma região inóspita e gelada.

Os próximos anos seriam de muita reflexão e meditação. E afinal de contas, quem é esse sujeito?

Só mais um dos que trabalham muito para sobreviver em um mundo volátil.

Leandro Tissiano

LOGO TIPO TISSIANO 150

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

3 Replies to “Saiba dizer NÃO dentro do ambiente de trabalho”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s