Pro seu dia ficar melhor, Se liga na dica de Marketing

O público alvo a partir dos 40 anos precisa ser mais valorizado

som-alto

Não tem sido nada fácil as Agências de Comunicação segurarem a atenção de seus expectadores.

A ideia central dos anunciantes é usarem pessoas que estão em alta nas mídias sociais ou no mundo dos esportes e do entretenimento, e quando tais atores fazem parte do segmento do anunciante, é o pacote perfeito para que uma campanha de Marketing obtenha um melhor resultado.

Porém, este não é o único desafio. O famoso botão “Pular anúncio” se tornou na pior barreira para os anunciantes e de seus criadores publicitários.

Se torna um desafio quando se precisa dosar público alvo, produto ou serviço, meios de comunicação e a mensagem.

No nosso País é prevalecente a ideia de terra tropical, mulheres bronzeadas, suor no rosto devido ao clima quente que prevalece na maior parte do Brasil, festas e baladas. A tendência dos nossos anunciantes é trabalhar com este cenário, tendo na sequência produtos de saúde, esportivos, de entretenimento, alimentos, bancários e automotivos.

Mesmo crianças de apenas 1 ano que já possuem acesso à vídeos no canal YouTube aprendem a clicar no “Pular anúncio”.

Mas, nós, um público mais adulto, a partir dos 40 anos até os 70 anos, somos mais exigentes e mais despreocupados com tendências, talvez um dos públicos mais difíceis de serem alcançados pelos meios de comunicação.

A maior parte da comunicação é voltada para os mais jovens, e quando se fala em um público mais velho, geralmente se associam à ele produtos rejuvenescedores, planos de saúde, aposentadoria, viagem dos sonhos, carros espaçosos e que tomam grandes vagas em estacionamentos.

Mas espere um pouco, saiba que o público dos 40 aos 60 anos está muito diferente. Tem muito velhinho se sentindo um jovem de 25 anos. A única coisa que prevalece em um público com mais de 40 anos é a exigência e o espírito crítico, pois é um público que não aceita ser enganado e sabem dizer não aquilo que não lhe interessa ou que não é digno de sua atenção.

Talvez seja este público que mais aperte o botão “Pular anúncio”, e eu, embora publicitário, não me canso de apertá-lo, não porque sou rebelde ou estou contra a classe, falo como consumidor, e comerciais com mais de 5 segundos no YouTube é muito, veja bem, na minha opinião. Se você gosta de assistir é um direito seu.

Cinco segundos é o suficiente para assimilar a marca, produto ou serviço, porque se gerar expectativa no telespectador, certamente ele irá querer se informar sobre o anúncio e vai clicar no link. Não precisa mais que isso.

Vou dar um exemplo. Eu, quando quero relaxar, ou ouvir uma playlist no YouTube, costumo conectar meu smartphone no aparelho de som ou no fone de ouvido. Estou eu calmamente relaxando quando de repente entre uma música e outra, do nada,  aparece uma “manada de elefantes sendo conduzida por índios” (hipérbole ilustrativa) gritando “TANG! TANG! TANG!”

Pensa num tremendo susto! Gente! Que isso? Ninguém merece! A marca quer mostrar alegria, vivacidade, mas, com uma entrada dessa, é pior do que o comercial da Dolly!

Além do quê, eles gravaram o áudio numa potência bem maior do que o que é veiculado pelo YouTube. Então a entrada do comercial parece uma corneta arrebentando o seu tímpano na cama numa segunda-feira com a seguinte mensagem: “Levanta vagabundo! Você precisa tomar TANG!” Você fica com raiva da marca.

Desculpa se ofendi alguém, mas vamos pensar com mais criatividade em nossas campanhas publicitárias para este público dos 40 aos 70 anos que todos os dias acessam a internet e que estão conectados online. Somos gente boa, só nos respeitem mais, apenas isso.

Leandro Tissiano

LOGO TIPO TISSIANO 150

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s