Não sei qual graduação devo escolher na Faculdade

Escolher uma área de trabalho não é tão simples quanto parece. Existem muitos que buscam uma graduação se focando apenas nos cursos e nas áreas que mais pagam.

Independente da área ou do curso, acredito que as pessoas deveriam optar por uma profissão que lhes trouxesse gratificação, realização e contentamento. Se o profissional se sentir gratificado e realizado em sua especialização, automaticamente ele será um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Não é fácil encarar uma faculdade por quatro ou cinco anos e perceber que optou pelo curso errado. Talvez essa seja uma das razões de muitos jovens deixarem a faculdade nos primeiros meses ou anos.

Uma boa alternativa para quem ainda não sabe o que pretende cursar, seria  fazer um teste vocacional para descobrir qual é o perfil profissional. Se há dúvidas de qual carreira seguir, na minha opinião, não espere para fazer isso no último dia. Assim que você estiver cursando o terceiro ano colegial, paralelamente, analise o seu perfil profissional. Existem livros e profissionais na área de psicologia que explicam os perfis de cada candidato.

Existem alguns que preferem, assim que saem do colégio, esperar um e até mais anos para entrarem em uma universidade, justamente para descobrirem com mais calma o que pretendem cursar, ao mesmo tempo preparando-os melhor para encararem os vestibulares mais concorridos no País. É claro que tempo é dinheiro, mas ficar afobado porque todos estão afobados, poderá trazer mais prejuízos do que benefícios em suas escolhas. Não tenha pressa.

Todos nós estamos em busca de estabilidade financeira, mas pouco nos preocupamos com a nossa estabilidade emocional. Eu digo que é necessário atingirmos também a estabilidade emocional para podermos atingir com sucesso a estabilidade financeira.

Analisar os meus pontos fortes, descobrir as virtudes que possuo, o que eu sei fazer melhor e pesquisar todas as áreas onde meu perfil se encaixa.

Sem dúvida o que diferencia um “profissional comum” de um “profissional valorizado” no mercado de trabalho é a paixão com que ele realiza as suas tarefas.

O mercado não encontra gente qualificada apenas pelo nível técnico de conhecimento, mas pela falta de profissionais apaixonados pelo que fazem. Um exemplo disso  é quando encontramos excelentes profissionais sem nenhuma graduação acadêmica, mas que realizam com sucesso os seus empreendimentos. Eles não possuem especialização técnica apurada e graduada, mas são apaixonados pelo que fazem, porque fazem com carinho e dedicação. É como comer um arroz branco com feijão preparado em um restaurante e o mesmo arroz com feijão preparado por sua mãe.

Independente de sua formação, conhecimento ou sabedoria, a realização profissional é estar feliz fazendo o que gosta. Remuneração será uma consequência de seu bom trabalho.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

4 Replies to “Não sei qual graduação devo escolher na Faculdade”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s