Analise criteriosamente as circunstâncias para não cometer injustiças

Um engenheiro ao olhar para uma construção, examina as formas, os contornos, os ângulos, as cores, e os materiais de acabamento. Por este olhar ele sabe descrever se a construção foi feita com bons materiais ou não.

Quando alguém escolhe padrões que lhe agradam, a pessoa constrói uma temática pré-definida que ela vai formando através de suas preferências e com o conhecimento e a experiência de vida. Sobre isso ela forma suas teorias e as suas crenças. Mas, ter uma única visão sobre tudo pode fazê-la cometer erros.

Por exemplo, continuando no exemplo da construção, quando se leva em conta apenas a parte externa, não há como descobrir as falhas internas que possam existir no projeto.

O que se procura nesta construção? Segurança? Beleza? Interação com a natureza em sua volta? Quais fatores precisam ser avaliados? Na maior parte das vezes se leva em consideração apenas a parte externa de tudo o que é visto, fato este de não sermos engenheiros.

Mas imagine que esta construção, com materiais de excelente acabamento externo, estivesse com a estrutura interna condenada, com a sua fundação comprometida. Compraria este imóvel?

Embora pareça simples, não é tão simples na prática. Conseguir o equilíbrio nesta área se leva tempo, como se leva tempo para compreender o que não se vê.

O que faz uma pessoa agir com violência? O que faz o ser humano praticar algo impensado? Neste caso a psicologia poderia ajudar, assim como o engenheiro poderia ajudar na compra de um imóvel. Se conseguir visualizar os antecedentes entenderá os precedentes.

Quando uma pessoa diz: “_Eu não quero comprar o seu produto”, na realidade ela está dizendo: “O seu produto não atende as minhas necessidades.”

Quando uma pessoa diz: “_Eu o mataria de novo!”, na realidade ela está dizendo: “Em algum processo de minha criação eu não aprendi a amar.” O campo cientifico tem estudado as razões por trás das ações, e novas descobertas tem surgido todos os dias. Mas o que isso tem de importante?

Você compreenderá o que está por trás de tudo em sua volta, fazendo com que sua reação seja analítica e não crítica.

Quando ver o que outros não veem, será mais paciente, e acertará nas suas decisões. Será ponderado, será equilibrado e colherá boas experiências com isso.

Treinar o modo de ver as coisas em sua volta, fará com que se alcance o que se chama de empatia. A empatia cria pontes e aproxima mais as pessoas.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

One thought on “Analise criteriosamente as circunstâncias para não cometer injustiças

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s