Onde posso encontrar felicidade genuína?

jóias

Existe uma piada, um pouco nojenta, me perdoem, mas resume muito bem as condições pelas quais muitas vezes nós nos encontramos.

É a história de um homem que reclamava de um mau cheiro em seu quarto. Este pobre homem não suportava mais aquele odor terrível. Imediatamente retirou as fronhas dos travesseiros, lençóis, cobertores, tapetes, almofadas, tudo o que poderia estar justificando aquele terrível cheiro.

Lavou na máquina todas aquelas peças com um bom sabão em pó, um bom amaciante e colocou na sombra para secar. Pediu à mulher que deixasse todo o quarto perfumado, limpo, e arrumado com as peças lavadas.

Assim que chegou em casa, estava animado em encontrar aquele ambiente limpo e asseado, mas assim que se deitou para dormir, o velho cheiro repugnante novamente.

Imediatamente pensou que na realidade, não eram as roupas de cama, porque haviam sido lavadas. O problema poderia ser um vazamento no esgoto da casa.

No dia seguinte ele se levantou cedo e ligou apressado para uma empresa terceirizada de instalação e manutenção de rede de esgoto, para dar uma revisada no sistema de encanamento e foi trabalhar.

Mais tarde, ao chegar em casa, sua esposa o avisou de que ele estava certo, haviam dois vazamentos, pequenos, mas haviam sido descobertos e fechados.

O homem se alegrou, disse à mulher que ele sabia que a sua intuição nunca o havia deixado errar em suas conclusões.

Tarde da noite, quando tentou adormecer, ele não podia acreditar no que estava sentindo, novamente aquele cheiro ruim exalava de algum lugar.

Revoltado, irado, pulou da cama e disse à mulher que ele não suportava mais aquele quarto e aquela casa, que naquela semana venderiam a casa e se mudariam para outro lugar.

A mulher não sabia mais o que fazer, pois ela se esforçava ao máximo para mudar aquela situação, mas nunca dava resultado positivo, sempre havia algo naquele homem que o fazia pensar que existia um cheiro ruim naquele lugar, e ele, se sentindo incompreendido, acusava a pobre mulher de negligência. Chegou a obrigá-la a ir se consultar com um otorrino.

O tempo se passou e a mulher, já cansada daquele mesmo assunto e das reclamações diárias de seu esposo, procurou um advogado para cuidar da separação.

Naquele momento, aquele homem, sentindo que o seu casamento estava para se romper, procurou ajuda profissional. O homem começou a relatar ao seu psicólogo tudo o que ele estava sentindo e o que estava acontecendo em seu casamento, detalhe por detalhe.

Após algum tempo, o psicólogo olhou fixamente para os olhos daquele homem e perguntou à ele quanto tempo ele não raspava o bigode.

O homem estressado com a pergunta respondeu com uma outra pergunta, o que uma coisa tinha haver com outra? Enquanto se preocupava com o seu casamento em ruínas, aquele psicólogo lhe perguntava há quanto tempo ele não fazia o seu bigode? Aquilo era um absurdo!

O profissional continuou a sua argumentação, fazendo-o entender que o mau cheiro que ele sentia todos os dias exalava de seu bigode. Bastava apará-lo ou raspá-lo que tudo voltaria ao normal. E assim aquele homem fez. Pôde seguir em frente com a sua vida,  e a sua vida familiar e o seu casamento foram salvos.

Moral da história, quantas vezes nós nos pegamos julgando e tentando justificar os nossos problemas com base em fatores externos, e não nos damos conta que muitos de nossos problemas estão apenas dentro de nossas cabeças.

Nenhum lugar no mundo por mais bonito e interessante que possa ser, será o suficiente para nos deixar felizes se não houver felicidade dentro de nós.

Agora, qualquer cantinho que estivermos, por mais simples que seja, se em nossos corações habitar a gratidão, seremos genuinamente felizes, não importa a nossa condição social ou econômica.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

11 thoughts on “Onde posso encontrar felicidade genuína?

  1. Leandro, hoje minha visita é bem rapidinha! rs
Gosta de filmes!? :)
    O Oscar 2017 esta chegando e fiz um MEGA post com as minhas apostas pra quem leva a estatueta esse ano… Corre lá e me conta quais e quem são os seus favoritos! Uhuuuu…
Ó meu adress aí embaixo.

    HuG! :D

    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter

    Liked by 1 person

  2. Mais um óptimo texto. Quantas vezes encontrei pura felicidade nas coisas e situações mais improváveis. Muitas das vezes era e ainda é tão simples como, parar respirar fundo e a resposta ou solução, está mesmo ali… :) Beijos

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s