Cuidado com as imitações, busque sempre a sua originalidade

Quando éramos crianças, havíamos sido influenciados pelos mais velhos. Hoje, os mais velhos estão sendo influenciados pelos mais jovens.

Quando éramos adolescentes, ficávamos nos espelhando nas pessoas de sucesso, e isso permanece, principalmente nas áreas artísticas e nos esportes.

Mas, quando finalmente nos tornamos adultos, foram as forças das circunstâncias, a competitividade entre as pessoas e a concorrência aberta entre todos que nos forçaram a copiarmos aquilo que deu certo para outros e quais os procedimentos de sucesso que estes aplicaram em suas vidas.

Continuamos a copiá-los, mas as coisas foram um pouco diferentes no nosso caso, os resultados não foram os mesmos, e então aprendemos que o sucesso está mais nas características e habilidades de cada pessoa, do que especificamente nos produtos ou serviços.

Por exemplo, talvez abrir um negócio idêntico ao que uma outra pessoa abriu, não necessariamente fará de nós pessoas que tenham o mesmo sucesso.

O que entendemos por experiência de vida é que muitos dos processos e negócios podem dar certo no nosso caso quando pegamos estes exemplos e os aperfeiçoamos, tornando o nosso produto ou serviço em algo diferenciado. A partir deste momento é bem possível que as coisas andem e gerem resultados positivos.

Mas, como manter a originalidade num mundo cheio de fotocópias? Até que nível podemos nos considerar originais? Em que aspectos podemos nos considerar autênticos, criativos e inspirados?

Uma dica seria inventando métodos próprios ou aperfeiçoando métodos existentes, para destacar-se dos outros.

Outra dica seria pegar boas ideias e as transformarmos em grandes ideias. A criatividade é quando tiramos soluções de onde antes existiam apenas interrogações. Precisamos aprender a olharmos de um ângulo diferente dos demais, a tão famosa frase, ficarmos de “fora da caixa”.

Existe um caminho exato para buscarmos a nossa originalidade? Não, cada pessoa precisa descobrir isso na prática, primeiro, se conhecendo melhor, fazendo uma auto análise, descobrindo o que gosta de fazer, o que lhe deixa feliz, sentindo-se bem consigo mesmo.

O que isso tem haver com saber que negócio abrir? Tem tudo haver, pois imagine você fazendo algo que lhe gere apenas estresse, apenas ansiedade e medo, seria possível este negócio dar certo? Você precisa sentir prazer no que faz, e isto está diretamente relacionado com o seu bem estar emocional.

Outra dica seria buscar a sua criatividade, não importa qual seja a sua área. Para ser criativo, é fundamental que você esteja bem, pois grandes ideias acontecem em momentos inesperados. Podem surgir em qualquer instante. A criatividade não é um dom, é persistência, são erros e erros até alcançarmos a perfeição.

Outra dica seria sempre pensar nas soluções, entendendo os problemas com esta perspectiva, desenvolvendo estratégias, criando questões, fazendo perguntas, reservando um tempo para a ideia amadurecer e mantendo a cabeça aberta.

Ainda dá tempo? Mesmo que não haja tempo suficiente onde tudo se torna passado em questão de minutos, reservar tempo suficiente é necessário, caso contrário as ações desenvolvidas e o planejamento não serão bons o suficiente.

Buscarmos a nossa originalidade imitando outros não é nada original. Podemos nos inspirar neles, mas nunca copiá-los. Que possamos desenvolver as nossas próprias ferramentas para isso.

Não podemos inventar a roda novamente, mas podemos criar adaptações nela. Isso vale para tudo em nossas vidas.

Leandro Tissiano

5 Replies to “Cuidado com as imitações, busque sempre a sua originalidade”

  1. Concordo com seu comentário e eu acho que um dos motivos pelo qual as pessoas copiam as outras é a pressão que sofremos diariamente para sermos bem sucedidos. Copiar o que o vizinho está fazendo é duplamente péssimo, pois a pessoa que copia começa a fazer algo em que ela não é tão boa e ela deixa de descobrir no que de fato faria a diferença. Abraços.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s