A estratégia de Marketing que saiu pela culatra

Uma estratégia de Marketing muito utilizada dentro do Ponto de Vendas é a degustação, e nada melhor do que provar o produto exposto.

Mas, esta estratégia, as vezes pode ser um tiro no pé, pois se o produto não é conhecido e ele vem para brigar com marcas já consagradas, ele precisa ser muito bom, pois pode ser uma arma contra a própria indústria, e um aliado da concorrência.

Como assim? Eu explico. Neste mês, uma empresa de cervejas “não tão conhecida” montou um pequeno espaço para expor os seus produtos dentro de uma rede de supermercados.

As moças estavam muito bem vestidas, apresentáveis, e o atendimento cordial e simpático, perfeito. Os produtos possuíam uma bonita embalagem, ou seja, o visual estava muito agradável, mas, como um presente ruim dentro de uma caixa bonita, assim era aquele produto, pois o seu sabor estava fora daquele conceito em que ele fora apresentado.

Resultado? Os clientes só tiveram ainda mais uma certeza, eles manteriam a sua decisão de compra, de retirar da gôndula as suas cervejas já preferidas e consagradas.

O produto ficou aquém das expectativas, e a maioria que o degustou correu para a marca concorrente.

Toda a estratégia foi montada para fortalecer a marca, e no fim quem saiu ainda mais fortalecida foram as marcas concorrentes. E os concorrentes não pagaram um centavo na divulgação de seus produtos.

Fica claro que não se pode desafiar o concorrente dentro de seu território, se no mínimo, a empresa não possui o ingrediente mais importante, neste caso, o sabor, tão bom quanto os que já estão consagrados no mercado.

A empresa estava com as suas expectativas infladas acreditando que o produto era bom, mas lembre-se, a decisão de ser bom ou não, cabe aos clientes e nunca na visão parcial da empresa que fabrica o produto.

Leandro Tissiano

One thought on “A estratégia de Marketing que saiu pela culatra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s