Agradeça por estar vivo

Pro seu dia ficar melhor – Agradeça por estar vivo

Quando prestamos atenção em todos os detalhes, notamos que existem mais motivos para se agradecer do que para se pedir.

Quando meditamos no maravilhoso presente que é o nosso corpo, passamos a pensar diferente, eu pelo menos, passo a viver com mais otimismo e motivação.

Exemplo, o nosso coração bombeia o sangue oxigenado proveniente dos pulmões para todo o nosso corpo. Quando este sangue retorna, ele vem desoxigenado. Assim, o coração bombeia este sangue desoxigenado até os pulmões, para que seja oxigenado novamente e distribuído para todo o corpo. Isso é um ciclo ininterrupto.  Nas últimas 24 horas, o nosso coração bombeou cerca de 7.000 litros de sangue no corpo, o que equivale a cerca de 5 litros por minuto. Alguns não meditam sobre isso, talvez num momento de infarto isso seja forçosamente lembrado.

Quanto aos nossos rins, eles desintoxicam o nosso corpo. Nas últimas 24 horas eles filtraram cerca de 120 litros de sangue. Isso equivale a 5 litros por hora. Os rins livram o nosso corpo das toxinas oriundas do metabolismo. Controlam a acidez do sangue, dentre muitas outras funções desenvolvidas por eles. Alguns não meditam sobre isso, talvez num momento de cólica renal isso seja forçosamente lembrado.

O nosso fígado tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele. Alguns não meditam sobre isso, talvez num momento de um quadro de hepatite isso seja forçosamente lembrado.

Poderíamos citar aqui dezenas de outros órgãos vitais no corpo humano, descrevendo em detalhes todas as suas funções, mas este não é o objetivo.

Apenas penso que as vezes eu posso estar sendo um pouco egoísta quando eu não medito sobre o meu próprio corpo, nos milhares de processos químicos que ocorrem dentro dele, mesmo que eu conscientemente não esteja controlando todos eles. Mas eu sou o responsável em prejudicá-los caso não me cuide fisicamente e psicologicamente.

Eu não quero aqui passar sermão em ninguém, pelo amor de Deus, esse não é o meu objetivo. Eu quero dizer que eu sou uma pessoa comum, tenho os meus momentos de indignação, revolta, nervosismo, e sei que isso pode piorar quando eu estou correndo atrás do que não está ao meu alcance, gerando mais ansiedades e frustrações, coisas terríveis para o meu organismo.

Sei que para cada um de nós essas ansiedades podem ser qualquer motivo, um amor não correspondido, o emprego dos sonhos, uma carreira brilhante, bens materiais, luxo, fama e sucesso.

Quando não conseguimos o que desejamos, normalmente nos debruçamos sobre a cama e começamos a reclamar da má fase ou das dificuldades na vida. Ou seja, nos esquecemos de agradecer.

Eu já fiz isso. Eu seria um mentiroso se eu dissesse que tiro isso de letra. Não, e também não quero aqui julgar os meus amigos, generalizando que todos nós agimos assim. Eu sei que existem exceções.

Apenas reflito que eu preciso todos os dias, antes de pedir, agradecer, ser grato pelo coração que bate constantemente em meu peito. Agradecer pelos rins que funcionam perfeitamente em meu corpo.

Agradecer por meu fígado, por meu pulmão, por minhas células vivas que estão em todo o meu corpo, pelo meu sistema respiratório, pelo meu sistema circulatório e digestivo. Agradecer pelos meus ossos, músculos e tecidos.

Agradecer pelos meus olhos, ouvidos, nariz, garganta, boca, mãos, dedos, pés, pelos e cabelos.

Agradecer pelo ar que eu respiro, agradecer pela música suave que eu ouço, pelas lindas paisagens que eu posso desfrutar, pelo abraço apertado de meu ente querido, pelo vento que sopra em meus cabelos.

Agradecer por estar lendo e compreendendo este post que estou escrevendo.

Não estou excluindo aqui aqueles que possuem algum tipo de deficiência ou aqueles que são especiais. Muitos desses nos ensinam mais lições de vida do que outros que não possuem nenhuma deficiência.

O que eu compreendo é que milhares de coisas bacanas estão acontecendo dentro de nós enquanto muitas vezes nós nos pegamos procurando por fontes externas de satisfação. Será que está faltando olharmos um pouco mais para dentro de nós? Acredito que seja isso o que possamos fazer com mais constância.

Eu já ouvi o ingrato dizendo que não pediu para nascer, mas também ouvi uma pessoa que escapou da morte dizendo que a vida é um presente e que nasceu novamente.

Que todos nós possamos agradecer por estarmos vivos, não importa se acreditamos em Deus ou não, não custa nada agradecer, além de fazer bem ao nosso espírito.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

15 thoughts on “Agradeça por estar vivo

  1. Boa noite, Leandro!
    Muito boa sua frase de abertura do seu texto (na figura).
    Uma coisa que notei (através de experiências minhas e de observar as pessoas) é que é muito mais fácil procurar culpados para os problemas do que olhar para dentro de si mesmo.
    Não é nada fácil analisar nossos erros, enfrentar os desafios de frente, superar os medos, mudar o caminho e ter a coragem de partir em direção ao desconhecido. É muito difícil! E exige coragem.
    Sei que cada um tem seu momento. Eu tive o momento de deixar crescer minha coragem e assumir meus erros e de mudar minha vida. Dói. Não é nada fácil. mas posso afirmar que compensa.
    Adorei seu texto!
    Creio que vai ajudar a outras pessoas olharem para dentro de si mesmas e assumirem os desafios que a vida impõe.
    Uma ótima noite!

    Liked by 2 people

  2. Comentei outro dia que aprendi um mantra com um amigo. O mantra se resume em dizer: “Sou grata”. Agradecer por tudo, seja bom ou não. Não é fácil agradecer por coisas que nos fizeram mal, mas em algum momento, se nos desvencilharmos do sofrimento e olharmos com os olhos da alma, veremos que algo de bom virá dali, mesmo que seja um ensinamento. Tudo é válido se fizermos valer a pena. Lindo post! Ser grato é algo que nos falta…muito. É bom lembrar disso. Bjo querido. :D

    Liked by 1 person

  3. Boa noite! Lindo texto… compartilho desse sentimento de gratidão imensa. Trabalho em um hospital e, diariamente, ouço histórias que doem, Só agradeço várias vezes (enquanto estou ouvindo), mentalmente, sem pronúncia. Só pra agradecer.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s