Cuidado com os disfarces no campo profissional e pessoal

rosto-feminino-001

Por quanto tempo uma pessoa consegue se comportar como ator? Algumas pessoas gostam de interpretar na vida. Atuarem como maridos, esposas, empregados ou patrões. Você conhece alguém nestas condições? É alguém que você ama? É um amigo? O seu empregador? Ou você mesmo que anda atuando? Cuidado com o seu disfarce.

Disfarçando as reais características

Um dos piores enganos é uma pessoa tentar ser o que ela verdadeiramente não é. Imaginem esta pessoa atuando ou fingindo ser um personagem que ela tenha criado e que exista apenas em sua cabeça. Não se pode ser ator por muito tempo.

Quantos se utilizam de disfarces para esconderem as suas reais personalidades ou para potencializarem os disfarces de suas deficiências. Não se pode enganar por muito tempo.

É melhor sermos nós mesmos, caso contrário, um dia o disfarce cai e a vergonha será maior.

Porque alguns disfarçam

Talvez o passado os envergonhem, talvez se sintam de alguma forma culpados ou se condenem. Acreditam que usarem um disfarce poderá trazer alívio de algum constrangimento desnecessário.

Todo passado faz parte de uma história, e mesmo que esta história não tenha sido perfeita, o melhor é se perdoar, se aceitar e mudar, fazendo o seu melhor. Quando um ciclo termina uma nova fase se inicia.

A vergonha serve como disciplina para se fazer diferente, mas nada de exagerar, mesmo tendo cometido erros, estes erros podem tornar as pessoas mais humanas, deixá-las mais humildes, e com isso, elas podem recomeçarem, se transformarem, serem melhores.

Não lamentar o tempo que passou, não lamentar o que ficou para trás. Olhar para frente, apenas para frente. Ter mais paciência com tudo em sua volta e com todos. Ser mais adaptável às circunstâncias. Ser mais maleável e não dar importância para aqueles que querem lhe fazer sofrer ou que adoram relembrar os teus erros.

Não se puna, saiba que quem tem respeito e admiração por você estará ao seu lado, lhe apoiará, nas alegrias ou nas tristezas.

Abandonar os disfarces

Ninguém é de ferro, somos seres humanos, mas podemos mudar a forma de pensar, podemos buscar outras alternativas que façam abrir a nossa mente, nos livrar de pensamentos limitantes, principalmente aqueles que nos empurram para baixo. Olhar para nós mesmos de uma forma como nunca nos vimos antes, com uma outra perspectiva.

Quem tenta assumir compromissos sem estar preparado para eles, normalmente, mais tarde descobre que o seu disfarce não pode durar muito tempo.

Imagine que uma pessoa possa levar em suas costas um peso de vinte quilos. Este peso de vinte quilos, quando carregado por muito tempo, se tornará duzentos quilos.

O mesmo acontece quando assumimos novos desafios sem conhecimento e competência necessários para a execução destes desafios. Por isso é necessário treinar e condicionar o nosso cérebro, as nossas ideias, os nossos pensamentos e as nossas competências.

Quando não conseguimos entregar o que nos pedem, estamos nos comprometendo demais, e para disfarçar as nossas deficiências, somos tentados a usar disfarces, para enganarmos outros e  mantermos as aparências.

Viver honestamente, sem disfarces

O segredo é ser o que verdadeiramente é. Muitas de nossas decepções acontecem porque queremos ser uma fantasia ou um personagem criado em nossa imaginação.

Não podemos assumir responsabilidades que pensamos gostar mas que não sejam “a nossa praia”, quando o nosso interior não quer fazer aquilo. No campo profissional, só podemos alcançar uma boa qualificação e realização quando fazemos o que amamos. O mesmo vale para as nossas vidas.

Leandro Tissiano

LOGO 150 PX VAZADA PSDFM

13 thoughts on “Cuidado com os disfarces no campo profissional e pessoal

  1. Sabe que lendo seu post lembrei do livro que estou lendo ainda O Efeito Sombra, muitas vezes a máscara foi construída a partir dos nossos medos e inseguranças e tudo isso inconscientemente, vale a leitura, Boa dica para tentarmos tirá-la de vez. 😊

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s