Burocratizar ou simplificar processos?

Temos que estar atentos quando desempenhamos funções de liderança, para não cairmos no erro de estarmos burocratizando processos, ao invés de simplificá-los.

Se preocupar mais com planilhas de controle do que com estratégias de vendas pode por tudo a perder, pois não há controle se não houver gente comprando.

Quais são as maiores dificuldades para se alcançar os objetivos? Que obstáculos estão emperrando o desenvolvimento de canais de relacionamento com os clientes?

Só para citar um exemplo, anteriormente para se comprar na internet, a pessoa precisava passar, no mínimo por 5 telas diferentes para finalizar a sua compra, hoje são no máximo 2. Por que esta mudança? Facilitar as vendas. Otimizar o tempo do comprador que não tem tempo.

Precisamos ser mais práticos e menos burocráticos. Isso não significa desenvolver um trabalho de qualquer jeito, pelo contrário, para facilitar processos exige muita queimação de neurônios e planejamento.

O que você tem feito para que o seu setor esteja funcionando suavemente, com todas as rotinas de trabalho sincronizadas com outros setores?

Você costuma enxergar o seu setor como um departamento isolado dos outros ou integrado com todos os outros departamentos?

As suas ações estão travando o desempenho de outros? A sua forma de gerenciamento é centralizada ou uniforme?

Simplificar procedimentos não quer dizer deixar rolar, mas ganhar tempo para manter o foco nos resultados e na lucratividade da empresa.

Da próxima vez que pensar em algo, antes de colocar em prática, pergunte-se: “O que isso vai agregar de potencialidades reais para a empresa?”

Pese todos os detalhes, seja humilde, pergunte para outros que possuem responsabilidades semelhantes as suas o que elas acham e como poderiam contribuir para aperfeiçoar os seus novos métodos de trabalho com as mudanças que você deseja implantar.

As empresas não querem burocratizar processos pois sabem que isto impacta diretamente nas vendas. Pessoas enroladas com controles, planilhas, e que centralizam em si mesmas as rotinas de trabalho não servem para administrar estes novos tempos, onde não se pode mais perder tempo com excesso de controle.

Leandro Tissiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s